19.5 C
Brasília
15 jul 2024 21:50


Levantamento Paraná Pesquisa ratifica projeto de Celina Leão no comando do DF

Inelegível até 2032, em um dos cenários avaliados Arruda ficou em segunda posição com 18,3% contra 22% de Celina Leão. Em um segundo, Leoa com 30% das intenções de votos supera em mais de 50% Leandro Grass com 13,2%, tecnicamente empatado com Izalci Lucas com 13,4%

Por Kleber Karpov

Pesquisa divulgada na quinta-feira (4/Jul), aponta a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista) na liderança na sucessão, natural e anunciada, do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Levantamento da Paraná Pesquisa aponta dois cenários de disputas eleitorais para o Distrito Federal e em ambos a Leoa seria eleita governadora do Distrito Federal.

A pesquisa, no momento, ratifica o projeto e intenção de Rocha de emplacar Celina Leão à sucessão ao GDF. Pelo projeto, o atual chefe do Buriti apontou que pretende de desincompatibilizar do cargo, para concorrer ao Senado Federal nas eleições de 2026.

Primeiro cenário

Celina Leão conta com 22% das intenções de votos, em eventual disputa, na segunda posição, com o ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PL) com 18,3%, seguida da senadora Damares Alves (Republicanos) com 14,9% e presidente  do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass (Rede) com 13,2%. A amostra atenção para 14% das intenções de votos que apontaram pela opção Nenhum, branco ou nulo.

Pesquisa estimulada ao Governo do DF – Fonte: Paraná Pesquisa

O cenário em questão embora a pesquisa estimulada tenha apresentado aos entrevistados Arruda na relação dos candidatos, o político foi considerado inelegível, até 2026, em uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF); e até 2032, em outra ação por parte do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

Segundo cenário

Celina Leão seria eleita com 30% dos votos, com Leandro Grass na segunda posição com 14,8% seguido de Izalci Lucas com 13,4%. No caso em questão, 20,1% não votariam, ou votariam branco ou nulo.

Pesquisa estimulada ao Governo do DF – Fonte: Paraná Pesquisa

Aprovação de governo

A pesquisa traz também a avaliação da gestão do governo de Rocha, consequentemente da vice-governadora, Celina Leão, com 41,2% de avaliação entre ótima (10,4%) e boa (30,8%); Regular com 30,6%; e outros 27,2% avaliaram entre ruim (9%) e péssima (18,2%). Pessoas que não souberam ou não opinaram configuram 1% da pesquisa.

Por outro lado, a gestão de Rocha conta com uma aprovação por parte de 58,2% das pessoas consultadas e desaprovação de 37,3%. Um total de 4,6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Pesquisa estimulada de avaliação do governo – Fonte: Paraná Pesquisa

Amostragem

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com um total de 1.360 pessoas residentes no Distrito Federal, a partir dos 16 anos. O índice de confiança é de 95% com margem de erro de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever