19.5 C
Brasília
15 jul 2024 21:32


MPDFT realiza inspeção no transporte de pacientes do IGESDF

O acompanhamento do fluxo de transporte de pacientes entre unidades de saúde vem sendo feito pelos representantes do Ministério Público desde maio

Nesta sexta-feira, 28 de junho, representantes da 4ª Promotoria de Justiça Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas com o objetivo de acompanhar o fluxo de transporte dos pacientes entre as unidades de saúde geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF): UPAs, Hospital de Base e Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). O MPDFT também quis verificar se o novo sistema de transporte de pacientes por meio da central de comando do Núcleo de Transporte e Remoção de Pacientes, implantada desde 9 de maio de 2024, está sendo efetivo.

Os promotores de Justiça Marcelo Barenco, Cláudio João Medeiros, Lívia Rabelo e Vinícius Bertaia já haviam visitado a Central de Comando e Regulação do Iges, em maio deste ano, para conhecer o sistema, pois o transporte de pacientes passaria a ser totalmente centralizado e regulado pelo Instituto. Na visita desta sexta, o intuito foi verificar se o sistema estava funcionando corretamente, se havia atraso e quantos pacientes estavam aguardando, além de colher feedback dos usuários.

Para Cláudio João Medeiros, a constante presença do MPDFT na fiscalização da oferta dos serviços à população exige das demais instituições um esforço contínuo de melhoria e atenção ao trabalho realizado. O promotor destacou que “foram noticiadas melhorias na UPA do Recanto das Emas no que toca à remoção de pacientes em casos de urgência, após a recente instituição do Núcleo de Transportes; contudo, o transporte para exames carece de aprimoramentos, a fim de se evitar atrasos ou a perda do horário agendado para o usuário”. Por fim, salientou que o trabalho de acompanhamento será contínuo, visando a melhora do atendimento dos usuários e a tutela adequada do direito fundamental à saúde.

Também esteve presente na visita a presidente do Conselho Regional de Saúde do Recanto das Emas, Ana Cláudia Rodrigues.

SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever