16.5 C
Brasília
20 jul 2024 00:21


Ministério das Comunicações inicia a Blitz da Telefonia Móvel na cidade de São Paulo

Primeiro ponto da fiscalização será realizado nesta quarta-feira (3), no Mercado Municipal, na região central da capital paulista

O Ministério das Comunicações inicia nesta quarta-feira (3), às 8h, a Blitz da Telefonia Móvel na cidade de São Paulo. O ponto inicial da Blitz será no Mercado Municipal, na região central da capital paulista. A ação é uma parceria entre a pasta e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Durante a Blitz, técnicos da Anatel vão analisar a qualidade dos serviços móveis prestados pelas operadoras de telefonia na região. A iniciativa tem como objetivo avaliar os problemas de conectividade nas cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, onde há falta de sinal de celular.

Este é um dos 20 pontos definidos entre a pasta e a Anatel para a medição do serviço na cidade. As demais medições vão ocorrer entre 3 e 12 de julho em diversos pontos da cidade, como a avenida Paulista, o Memorial da América Latina, o Largo Treze, o Metrô Itaquera, a Rodoviária do Tietê, entre outros.

Blitz da Telefonia Móvel

A iniciativa é realizada pelo Ministério da Comunicações em conjunto com a Anatel e conta com a participação das operadoras de telefonia móvel.

O objetivo é verificar a qualidade do sinal e da taxa de download das faixas 4G e 5G. Desde 2023, a Blitz da Telefonia Móvel já passou pelas capitais Brasília (DF), Macapá (AP), Natal (RN), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Teresina (PI) e a cidade de Timon (MA).

A Blitz é uma resposta do Ministério das Comunicações aos problemas na telefonia móvel relatados em todo o país e faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR, que quer garantir para os brasileiros a ampliação da cobertura, a melhoria da qualidade na prestação do serviço e a redução das desigualdades regionais. Os locais foram escolhidos tendo como base as reclamações feitas pela população dos municípios.

O programa tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.

SERVIÇO
Blitz da Telefonia Móvel
Data: 3/7/2024
Horário: 8h
Local: Mercado Municipal de São Paulo – Rua da Cantareira, 306 – Centro – São Paulo/SP

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever