15.5 C
Brasília
13 jul 2024 09:01


Arraiá da Psiquiatria anima pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal

Equipe multidisciplinar organiza festa junina para pacientes e colaboradores

Por Pollyana Cabral
Nesta sexta-feira (14), a equipe multidisciplinar da Psiquiatria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou uma animada festa junina para os pacientes internados, seus familiares e os colaboradores do hospital. A ala de internação psiquiátrica, que conta com 25 leitos, foi palco de muita música ao vivo, comidas típicas, decoração festiva e diversas brincadeiras, proporcionando um dia de alegria e descontração.
A festa, que contou com a tradicional pescaria, jogos de argolas, João Bobo e boca do palhaço – confeccionada pelos próprios pacientes – foi conduzida pelos profissionais da equipe multiprofissional da Psiquiatria. “Além de propiciar um momento de descontração aos nossos pacientes, a ideia era também fortalecer as potencialidades individuais de cada um, por meio da criação de vínculos e valorização da saúde mental, tudo isso associado ao exercício da cidadania”, explicou o enfermeiro chefe da psiquiatria, Edinan Oliveira.
A decoração foi um show à parte, com bandeirinhas e elementos festivos produzidos pelos pacientes, incluindo milhos colhidos da plantação cultivada na Oficina da Terra, uma atividade terapêutica oferecida pelo hospital. As comidas típicas servidas no evento foram preparadas pelos próprios colaboradores do hospital, demonstrando o espírito de união e envolvimento de toda a equipe. A organização do evento contou com o apoio de multiprofissionais do Serviço de Psiquiatria e do Serviço de Atendimento Voluntário (SAV).
Como lembrancinha, os participantes da festa receberam sementes e mudas das hortas cuidadas pelos pacientes que participam da Oficina da Terra, incentivando a continuidade do cuidado com a natureza e a terapia ocupacional.
Arraiá da equipe multidisciplinar da Psiquiatria do HBDF – Foto: Davidyson Damasceno / IGESDF
“Nossa missão é garantir que a humanização, cidadania e inclusão social estejam presentes na prática de todos os colaboradores do serviço de Psiquiatria do HBDF”, ressaltou o chefe da psiquiatria, Sérgio Cabral, que destacou a importância de atividades como essa para a socialização e bem-estar dos pacientes, mesmo em um ambiente de internação fechado.
“Principalmente em relação aos pacientes que estão internados involuntariamente, esses momentos de interação são fundamentais para aliviar o sentimento de isolamento e preparar para a alta”, afirmou Cabral.
A equipe multidisciplinar da internação psiquiátrica do HBDF é composta por terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psiquiatras, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos, todos empenhados em oferecer um atendimento humanizado e inclusivo.
O Arraiá da Psiquiatria não apenas trouxe alegria e descontração, mas também reforçou a importância do cuidado integral e da valorização da saúde mental.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever