15.5 C
Brasília
13 jul 2024 10:19


Saúde comemora Dia do Técnico em Nutrição e Dietética

Comemoração homenageia profissionais que atuam na assistência nutricional à população do DF

Por Karinne Viana

A comemoração do Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, em 27 de junho, foi antecipada, para quarta-feira (12), no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília. Promovido pela Secretaria de Saúde (SES-DF), por meio da Gerência de Serviços de Nutrição, o evento foi realizado para homenagear os profissionais da área. Eles têm papel essencial, pois compõem equipes responsáveis pela assistência nutricional à população do Distrito Federal, visando a promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, prevenção e tratamento de doenças.

“Como parte essencial de uma equipe e fundamental para a qualidade do atendimento nutricional oferecido nas unidades de saúde, entendemos que é uma profissão que precisa ser reconhecida e valorizada”, afirmou a gerente de Serviços de Nutrição (Gesnut) da SES-DF, Carolina Gama.

Os técnicos em nutrição e dietética compõem equipes responsáveis pela assistência nutricional à população do DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

A programação incluiu palestras com a abordagem de temas, como a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) em redes de Atenção à Saúde, o manual de dietas hospitalares e a regulamentação da profissão do Técnico em Nutrição e Dietética (TND). Também ocorreram apresentações de experiências positivas executadas na rede pública de saúde. Uma delas, apresentada pelo TND da SES-DF Israel Alves, é um aplicativo de nutrição criado para servidores da área.

“Este aplicativo tem revolucionado o trabalho dos técnicos e nutricionistas. Ele está em funcionamento no HRT há quatro anos e no Hran há um ano e meio, com o objetivo de auxiliar os profissionais no monitoramento dos serviços, como acesso rápido ao cardápio para a prova da comida, controle da temperatura do fogão e do freezer, entre outras funções. Pretendemos expandi-lo para outros hospitais”, explicou o técnico.

Regulamentação da profissão

Para regulamentar a profissão, está em fase final de tramitação, no Plenário do Senado Federal, o Projeto de Lei n° 4147, de 2023. Segundo a coordenadora da Unidade Técnica do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Caroline Romeiro, a expectativa é positiva. “Este é um momento importante para a profissão de Técnico em Nutrição e Dietética. A expectativa é que este ano ocorra a regulamentação, resultando na mudança do nome para Conselho Federal de Nutrição, com a inclusão desses profissionais”, avaliou.

O TND atua sob a supervisão do nutricionista para promover, manter e recuperar a saúde humana, por meio de atividades relacionadas à alimentação e nutrição. Segundo o InfoSaúde, há 244 profissionais da área na SES-DF, dos quais 85% atuam na atenção hospitalar. Dentre as atividades desempenhadas estão o controle de qualidade da alimentação servida aos pacientes e servidores, acompanhamento da cadeia de produção das refeições de acordo com as normas sanitárias, além de requisições de dietas para que não haja distribuição equivocada de alimentos aos pacientes internados. Todas as atribuições destes profissionais estão elencadas na Nota Técnica n.º 1/2019, publicada no site da SES-DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever