16.5 C
Brasília
20 jul 2024 00:43


“Não podemos deixar que o Brasil perca o rumo por conta de crises políticas”, diz José Dirceu em visita à CLDF

Por Christopher Gama

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), recebeu a visita do ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-deputado federal José Dirceu nesta quinta-feira (13). Durante o almoço institucional foram abordados, entre outros temas, os desafios sociais e de infraestrutura que o Distrito Federal vem enfrentando, além de propostas para a área da educação na capital. Também participaram do encontro os deputados Chico Vigilante (PT), Ricardo Vale (PT), Gabriel Magno (PT) e Dayse Amarílio (PSB), além do ex-distrital Raimundo Ribeiro.

Dirceu tratou de diversos aspectos de âmbito local, como a necessidade de maiores investimentos no sistema de drenagem pluvial, no transporte, na segurança e no turismo da capital federal.

Após o encontro, o ex-ministro revelou que utilizou a ocasião também para abordar discussões nacionais. Para ele, o país vem experimentando um momento de retomada do crescimento econômico com maior oferta de empregos, e que desavenças político-ideológicas não podem representar freio aos avanços. “Conversamos muito sobre o Brasil, sobre o momento em que vivemos. Não podemos permitir que o Brasil perca o rumo por conta de pequenas crises políticas. Somos um país com uma oportunidade de ser o centro do mundo na transição energética, na questão da ecologia”, declarou.

O petista elencou iniciativas do Governo Federal que, segundo ele, representam progresso social ao país e que poderão servir de parâmetro para uma nova forma de gerir a política, como as propostas ligadas à nova “industrialização sustentável” e os investimentos realizados no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que permitirá a realização de mais obras de infraestrutura. “Temos um rumo, precisamos nos fixar nele, criando mais empregos e melhorando a educação técnico-profissional”, arrematou.

Dirceu debateu ainda com os distritais a intenção de instalar no DF uma unidade da Universidade Popular (Unipop), uma escola de formação política focada em formar militantes na defesa dos direitos humanos e proteção do meio ambiente.

“É um projeto importante trazido pelo ministro José Dirceu. É um atendimento na área de educação, da qual o país está carente. Vamos avaliar bem e, caso a gente entenda que será benéfico a Brasília, poderemos apresentar à sociedade mais essa importante proposta”, afirmou o anfitrião, Wellington Luiz, sobre a proposta da Unipop.

Chico Vigilante elogiou a “forma democrática” com que o presidente da Casa vem conduzindo suas ações, afirmando que, mesmo situando-se num espectro político distinto de Dirceu, Wellington discutiu as propostas com o ex-ministro de forma institucional e respeitosa.

Para Vigilante, a bagagem de experiência política de seu correligionário faz com que ele tenha muito a contribuir com o DF. “O José Dirceu é uma das pessoas mais preparadas que eu conheço nesse país, tem muita experiência e pode ajudar muito a gente’, afirmou.

A defesa do estado democrático de direito também foi tratada no almoço. Para Ricardo Vale, o debate foi valioso pois puderam abordar diversos temas de “grande relevância” considerando-se o cenário político atual. “Foi muito importante receber alguém com a experiência de José Dirceu. Conversamos sobre a importância da política e o fortalecimento da democracia”, afirmou.

Dirceu revelou que terá novos encontros com a bancada do PT na Câmara para dar continuidade a tratativas de projetos relacionados ao Distrito Federal.

Ex-ministro e ex-deputado federal, José Dirceu (PT) em visita à CLDF – Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever