9.5 C
Brasília
15 jul 2024 07:47


HBDF veicula lista das principais UTIs do Brasil

A única UTI Cirúrgica pública do Distrito Federal dentre as vencedoras

Por Pollyana Cabral  

Nesta quarta-feira (5), o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) comemorou a manutenção do selo ‘Top Performer’ pelo segundo ano consecutivo para a UTI Cirúrgica, destacando-se entre as principais unidades de terapia intensiva (UTIs) do Brasil e a única UTI pública do DF dentre as vencedoras. A certificação, concedida pelo Projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), reconhece a alta eficiência da unidade no cuidado dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta distinção, concedida pela Epimed Solutions em colaboração com a AMIB, reconhece unidades de todo o país que demonstram indicadores de alto desempenho no ano anterior e ressalta o compromisso com a excelência no cuidado intensivo.

A médica intensivista e responsável técnica da UTI Cirúrgica do HBDF, Cynthia Bettini, destacou a importância das premiações e do trabalho em equipe. “É uma grande satisfação receber pelo segundo ano consecutivo esse certificado pois sabemos das dificuldades e dos desafios diários que um hospital público enfrenta para garantir qualidade na assistência e manter esse padrão. O Projeto UTIs Brasileiras reconhece o esforço do HBDF para manter a qualidade com base na baixa mortalidade e baixa utilização de recursos. É uma validação do nosso compromisso em prestar um serviço de referência e qualidade à população”, salientou.

Em 2023, aproximadamente 240 UTIs participaram da certificação, com apenas 18 hospitais públicos recebendo a distinção. Em 2024, mais de 300 UTIs participaram, e 21 unidades públicas foram certificadas, sendo que, das 18 certificadas no ano anterior, apenas 8 conseguiram manter o selo, incluindo o HBDF.

O médico e superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio, enfatizou a importância da conquista para toda a equipe multiprofissional da instituição. “A conquista do selo Top Performer coloca a UTI Cirúrgica do HBDF em destaque, ao lado de renomadas instituições de saúde do país. Temos orgulho em oferecer um serviço de excelência aos pacientes, demonstrando o compromisso com a qualidade no atendimento intensivo”, declarou.

O certificado ‘Top Performer’ é atribuído às unidades que alcançam os melhores resultados clínicos e utilizam os recursos de forma eficiente, demonstrando excelência e qualidade no cuidado.

Essa certificação representa o reconhecimento dos esforços contínuos realizados pelos profissionais e pelas equipes das UTIs e de todo o HBDF na busca pela excelência em assistência na medicina intensiva. “Os selos atestam que nossa unidade de terapia intensiva gera alta taxa de sobrevivência, ao mesmo tempo, em que oferecem ao paciente acesso ao cuidado intensivo seguro e altamente eficiente”, avaliou o superintendente.

Porfírio acrescentou que a UTI é um ambiente com alta rotatividade de pacientes, muitos em estado grave e com risco de morte elevado. “Todo o esforço realizado é essencial para garantir uma avaliação contínua dos resultados obtidos. Os índices de alta com recuperação dos pacientes, baixa taxa de infecções na unidade e redução no número de óbitos são indicadores que demonstram um desempenho positivo”.

A dra. Cynthia finalizou destacando que “a única UTI Cirúrgica pública do DF a conquistar o selo de Top Performer por 2 anos consecutivos reflete o comprometimento, a qualidade e a seriedade do trabalho realizado pela equipe na instituição. É o reconhecimento do esforço dedicado ao processo de cuidar”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever