27.5 C
Brasília
18 abr 2024 14:39


Desperdício alimentar: Sesc-DF realiza Seminário Nacional Cozinha sem Sobras

Evento conta com a presença de docentes de saúde e educação, nutricionistas e especialistas no tema, de vários estados do país

O SESC DF, realiza esta quinta-feira (29), até às 20h, o 1º Seminário nutricional intitulado ‘Cozinha sem sobras – Aproveitar sem desperdiçar’, na unidade do Sesc Ceilândia. O evento consiste em despertar a  experiência alimentar de forma sustentável aos participantes, abordando temas significativos para a conscientização alimentar, tendo como focos o reaproveitamento alimentar, o combate à fome, o incentivo de hábitos saudáveis, além de abordar sobre nutrição corporal, obtida através do aproveitamento  alimentar correto.

Durante o evento serão discutidas as  principais ações já realizadas no Distrito Federal em prol do combate ao desperdício de alimentos, além de técnicas e práticas de sustentabilidade, com a apresentação de experiências de projetos de sustentabilidade alimentar. “É um tremendo orgulho participar ativamente deste processo, poder dar visibilidade e incentivar discussões responsáveis e maduras para que possamos reduzir e, quem sabe, zerar o desperdício de alimentos no Brasil, como forma de se combater um das chagas que insistem em nos ferir em pleno século 21, que é a fome”, ponderou o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo.
Nutricionistas de todo o Brasil vieram prestigiar o evento e aprender um pouco mais sobre a temática. Monique Martins, nutricionista  integrante do programa Mesa Brasil disse que o evento tem uma abrangência muito forte em relação à sobra.  “Somos um dos países que mais desperdiça alimentos, então acho que devemos ter essa conscientização do quanto é importante não desperdiçar, do quanto é importante aproveitarmos tudo do alimento. Devemos aproveitar da melhor forma, e as receitas aqui abordadas podem contribuir para que a população tenha uma alimentação mais saudável.
A data escolhida para a realização do Seminário marca o Dia Internacional de Conscientização sobre Desperdício Alimentar, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O palestrante e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gustavo Porpino, disse que eventos como esse são muito importantes, porque envolvem diversas parcelas da sociedade. “Quando a gente fala de reduzir o desperdício alimentar, a gente também alinha a temática ao enfrentamento à insegurança alimentar. A fome hoje é um problema global, o mundo vive uma crise alimentar em função ainda de resquícios da pandemia da covid-19, da crise climática e dos conflitos, que chamamos de desafio 3 C’s. É muito importante que a gente busque alternativas de alinhar a redução do desperdício de alimentos com o enfrentamento da fome. O Sesc é referência nacional por meio da Rede Mesa Brasil que está presente em todos os estados brasileiros, que contribui também para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental, porque reduzir o desperdício também significa reduzir as emissões de gases do efeito estufa”.
Durante o Seminário ocorrerão palestras, mesa redonda, compartilhamento de experiências com especialistas, distribuição de kits, degustação de alimentos produzidos com reaproveitamento de talos e sementes, além de distribuição de um manual contendo diversas receitas de aproveitamento integral alimentar.
O Seminário conta com a participação de diversos pesquisadores, professores e estudiosos nas áreas de segurança alimentar, nutricional, de saúde e gastronomia, além da presença de especialistas, representantes de organizações, instituições filantrópicas, movimentos sociais.

O primeiro projeto do SESC na temática nutricional foi o Cozinha Itinerante sem Sobras, do SESC-DF, que foi instituído na pandemia, com distribuição de refeições prontas, percorrendo cidades onde havia pessoas cadastradas no programa Mesa Brasil SESC, que por sua vez tem o fulcro de combate à fome e desperdícios alimentares, provendo a quem mais precisa.

Clique para acessar todas as fotos do evento:  https://bit.ly/3M0UKsz 

Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever