28.5 C
Brasília
19 abr 2024 14:39


É falso vídeo em que JN exibe pesquisa do Ipec com Bolsonaro na liderança

Por Catiane Pereira

Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional, divulgando o resultado de uma pesquisa eleitoral do Ipec (ex-Ibope) que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 32%. Os demais candidatos ao Planalto aparecem na sequência: Ciro Gomes (PDT) com 6%; Simone Tebet (MDB) com 2%; e Vera Lúcia (PSTU) com 1%. Os demais presidenciáveis não pontuaram. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem que alterou o áudio original da apresentadora e modificou digitalmente o gráfico exibido na tela, com o objetivo de divulgar de modo enganoso que Bolsonaro liderava o levantamento mais recente do Ipec – na realidade, quem aparece à frente na pesquisa é Lula. As menções à liderança do petista foram excluídas no vídeo viral. Além disso, a fala de Renata Vasconcellos foi editada para fazer parecer que ela apontou Bolsonaro em primeiro lugar, não Lula.
O vídeo usa trechos de cenas extraídas da edição do Jornal Nacional da última segunda-feira (15). A partir dos 38 minutos e 22 segundos do início da transmissão original, Renata Vasconcellos comenta sobre a recente pesquisa, divulgada no mesmo dia, e é exibido o gráfico que mostra o ex-presidente Lula liderando a disputa, seguido pelo atual presidente Bolsonaro.
A pesquisa Ipec, contratada e divulgada pela TV Globo, indicou que Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 32% — ou seja, foi modificada a ordem de apresentação dos dois candidatos. Os demais presidenciáveis: Ciro Gomes (6%), Simone Tebet (2%) e Vera Lúcia (1%), permaneceram com a porcentagem correta.
Além disso, o vídeo que circula pelo WhatsApp corta trechos da transmissão do Jornal Nacional. Após Renata Vasconcellos declarar que “o Ipec divulgou hoje a primeira pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais”, ela informa que “o ex-presidente Lula, do PT, lidera a disputa, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, do PL” – essa frase foi removida.
Entre os dias 12 e 14 de agosto, a pesquisa ouviu 2 mil pessoas presencialmente em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-03980/2022.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever