20.5 C
Brasília
25 abr 2024 06:33


Rosa Weber pede investigação de Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral

PGR deve avaliar se abre investigação de práticas de improbidade administrativa, abuso de poder político e econômico, crime contra Estado Democrático, propaganda eleitoral antecipada e ataque a ordem democrática

Por Kleber Karpov

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, mandou, nesta segunda-feira (08/Ago), um pedido para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), seja investigado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante um encontro com embaixadores (18/Jul). Denúncias de partidos políticos e parlamentares apontam a tentativa de Bolsonaro, sem provas, colocar em dúvida, a lisura do processo eletivo brasileiro.

O pedido, de praxe em casos como esse, foi expedido à apreciação da Procuradoria-Geral da República, responsável por decidir se deve ser instaurado uma investigação formal contra autoridades com foro privilegiado.

“Determino, assim, a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental”, escreveu Rosa Weber no despacho à PGR.

Crimes

Os denunciantes argumentam que Bolsonaro cometeu crimes como improbidade administrativa, abuso de poder político e econômico, crime contra o Estado Democrático e fez propaganda eleitoral antecipada. O mandatário do Palácio do Planalto também apontam que Bolsonaro se utilizou do cargo para atacar a ordem democrática.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever