20.5 C
Brasília
25 abr 2024 05:29


Em um ano, auditores apreendem quase meia tonelada de derivados de carne suína em bagagens de voos internacionais

Sindicato alerta para déficit no quadro de auditores fiscais no país

Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Aeroporto de Maceió (AL) apreenderam (06/Ago), 15kg de carne suína de um só passageiro desembarcado de voo proveniente de Portugal. A Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura (Vigiagro) vem intensificado suas ações desde agosto de 2021, quando o primeiro foco de peste suína africana foi identificado no continente americano. Apenas no segundo semestre de 2021, o aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país, já registrou a apreensão de quase meia tonelada de derivados de carne suína e produtos com risco de transmissão da doença.

Vigiagro faz apreensões de derivados de carne suína – Foto: Divulgação

O Sindicato que representa os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), alerta que a falta de auditores compromete os serviços de fiscalização de voos internacionais. De acordo com o Sindicato, em 2000 o Brasil contava com 4.040 auditores em atividade. Em 2022 conta com 2.484. A categoria estima um déficit de 1.620 fiscais hoje no país.

Segundo o Presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, “as atividades desenvolvidas pelo Vigiagro são imprescindíveis para o Brasil porque envolvem a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal, a fim de impedir a entrada e a circulação de pragas e doenças no sistema agropecuário nacional”.

A Peste Suína Africana é inofensiva para o ser humano, mas tem o potencial de dizimar rebanhos suínos. O Brasil é livre da doença desde a década de 70. O prejuízo econômico de um foco da doença seria desastroso para o setor e para a economia nacional, quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína. Segundo estudo da Embrapa citado pela Fundação Getúlio Vargas, o prejuízo estimado seria de 5,5 bilhões de dólares apenas no primeiro ano.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever