DF deve aplicar xepa de CoronaVac em crianças de 3 e 4 anos

Vacinação dos pequenos será apenas na última hora do expediente

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal liberou doses de vacina CoronaVac para imunização de crianças de 3 e 4 anos com ou sem imunossupressão. Essas doses fazem parte da chamada xepa. A imunização desse grupo vale a partir de amanhã (21) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal.

“O objetivo é evitar a perda dos frascos já abertos, a popularmente conhecida xepa da vacina”, afirmou o governo do Distrito Federal, em nota. Cada frasco de CoronaVac contém dez doses do imunizante. Após aberto, a validade é de oito horas, sendo impossível o restante ser utilizado no dia seguinte. A orientação do Ministério da Saúde é para que essas doses remanescentes não sejam perdidas.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação das crianças com a xepa só será válida na última hora de funcionamento da sala de vacina. Por isso, não há garantia de disponibilidade. No horário normal de atendimento, está autorizada a vacinação apenas de crianças de 4 anos com comorbidade, condição que precisa ser comprovada por meio de laudo ou relatório médico.

Publicidade

Saiba os locais de vacinação infantil contra a covid-19.

FONTEAgência Brasil
Artigo anteriorTurismo brasileiro experimenta retomada após pandemia
Próximo artigoBrasil registra 51,4 mil novos casos e 269 óbitos por covid-19