23.5 C
Brasília
16 abr 2024 20:12


Após reivindicações do Sindate, Hospital de Santa Maria recebe a primeira equipe de maqueiros

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu sua primeira equipe de maqueiros, que irão conduzir as macas e cadeiras de rodas, e também realizar as movimentações intra-hospitalares dos pacientes .

A contratação de maqueiros foi uma negociação do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) com a Secretaria de Saúde (SES) e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES) para reforçar o quadro de RH dentro do HRSM.

É necessário frisar que segundo a Resolução n° 0588/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen): “Não compete aos profissionais de Enfermagem a condução do meio (maca e/ou cadeira de rodas) em que o paciente está sendo transportado.”

“A chegada dos maqueiros vai melhorar as condições de trabalho dos técnicos em enfermagem do HRSM, centralizando toda a movimentação dos pacientes no NUMOB”, explicou a diretora, Elza Aparecida.

A reivindicação por maqueiros e padioleiros é uma luta antiga

Por muitos anos, os técnicos em enfermagem realizaram a função de padioleiros nas unidades de saúde do Distrito Federal, o que acabava desviando esses profissionais de suas funções e também os sobrecarregando.

Sabendo disso, o Sindate lutou para que fossem contratados padioleiros para os hospitais e UPA’s. Esses profissionais são os responsáveis pela condução de macas e cadeiras de rodas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever