23.5 C
Brasília
19 abr 2024 00:13


Violência política de gênero: Deputado desrespeita e Leoa parte para cima

"Será que os deputados teriam a mesma atitude se tivesse um homem no meu lugar?", questiona Celina Leão

Por Kleber Karpov

A deputada federal, Celina Leão (Progressistas-DF), confrontou o colega, Reginaldo Lopes (PT/MG), na noite de terça-feira (05/Jul), após ‘invadir’ o espaço e cometer ato agressivo contar a Leoa, como é conhecida no DF. Na ocasião, Celina Leão presidia a mesa da comissão especial que analisa o Projeto de Emenda a Constituição (PEC) 1/2022 que institui o Estado de Emergência e tramita em conjunto com PEC sobre estímulos tributários aos biocombustíveis (PEC 15/22).

A confusão ocorreu na ocasião em que o deputado Danilo Forte (União Brasil), o relator da PEC 1/22, lia o relatório, passou a ser interrompido por parlamentares opositores ao texto em questão, sob a alcunha de golpista. Lopes então se posicionou entre Celina Leão e Forte e tentou obstruir a leitura do relatório. O deputado petista reagiu à deputada que bateu na mesa e disse que ninguém ganharia no grito ocasião em que bateu na mesma, agressivamente, para se contrapor a deputada.

Com a agressão, Celina Leão revidou e exigiu respeito par parte de Lopes, “ninguém vai me desrespeitar aqui”, disse ao questionar se os parlamentares agiriam de tal forma com o presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-DF) ou de outra comissão. Isso em referência a violência política praticada contra a parlamentar.

“Os debates e as manifestações de opiniões são totalmente democráticos e, em todos os momentos permiti que essas ações fossem permitidas durante o andamento da comissão. Mas intimidação violenta contra mim ou qualquer outra mulher jamais irei baixar o meu tom de voz (da qual fui questionada), ou reagiria deferente, como muitos dizem aqui no DF: como uma leoa, para defender os nossos direitos.”, disse Celina Leão, em nota.

Violência Política

Celina Leão é conhecida por atuar contra todos os tipos de violência contra a Mulher, desde a doméstica à política. A parlamentar se destaca ainda em lutar pela inclusão das mulheres, não apenas no legislativos ou, de forma mais genérica, nos espaços políticos, mas também em outras esferas do poder.

A outra parte

Política Distrital (PD) fez contato com o gabinete do deputado Reginaldo Lopes, porém, até a publicação da matéria não obteve retorno.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever