25.5 C
Brasília
19 abr 2024 21:32


A saúde mental deve ser uma prioridade, sem ela tudo fica mais difícil

TÁ FROID ter saúde mental?

Ainda somos pouco orientados ou até mesmo pouco educados para compreender a importância da nossa saúde mental e o quanto ela pode ser primordial para conseguirmos desenvolver habilidades emocionais que nos auxiliem e nos conduzam para a aquisição de performance comportamental exitosa em nosso dia a dia e com isso colaborar para que tenhamos maior sucesso diante dos desafios a serem enfrentados durante a vida.

Muitas pessoas demonstram uma descrença, ou até mesmo certa resistência, em desenvolver recursos emocionais para evoluir e reagir de uma maneira mais adequada as diversas situações que exigem um enfrentamento do que se impõe como dificuldade, desafio, frustração, perdas como também um bom gerenciamento do que for motivo de conquista, prazer, alegria e satisfação.

As pessoas bem-sucedidas na vida utilizam seus padrões mentais para manter o bom funcionamento da mente e isto é o que, na grande maioria dos casos, vai determinar o sucesso ou o fracasso em busca dos sonhos, desafios e objetivos e quero chamar a sua atenção para o fato de que a saúde mental precisa estar em equilíbrio para que todas estas potencialidades existentes no ser humano possam ser desenvolvidas e aprimoradas.

A nossa saúde mental é diretamente influenciada pelas nossas emoções e sentimentos. Eles precisam ser bem administrados por nós e para isso necessitamos de maturidade emocional e consciência crítica para sabermos dominar nossas emoções e sentimentos, a fim de evitarmos comprometimentos desnecessários e ruins no nosso processo de evolução e aprendizagem durante a vida.

Quando nossas emoções e sentimentos atuam com mais força sobre a nossa consciência crítica, ou melhor dizendo, sobre a nossa razão, exercendo maior influência decisória, a tendência é termos uma diminuição da nossa capacidade de análise objetiva e realista dos eventos que nos circundam. Ocorre uma alteração da nossa percepção sensorial e isto influenciará a forma como nosso psiquismo irá interpretar a realidade.

Nossos pensamentos sofrem a interferência desta distorção do que é captado pela nossa percepção sensorial. Esta mesma alteração da realidade contamina as nossas emoções e sentimentos e então se inicia todo um complexo fenômeno intrapsíquico (mental) que determinará o comportamento da pessoa.

O resultado deste processo será a (re)ação ao evento que provocou esta resposta comportamental. As outras pessoas poderão observar e analisar como adequadas e assertivas ou inadequadas e erráticas a forma como a pessoas atuará.

Este exercício que fizemos até aqui pode te ajudar a pensar se existe ou não alguma melhoria que possa ser realizada nos seus comportamentos e provocar uma reflexão sobre o fato de que você pode ter padrões mentais disfuncionais interferindo na sua vida e levando você a acreditar que não tem o que mudar ou que não consegue mudar.

Saiba que todos nós podemos resolver este problema e avançar rumo a um processo de mudança e melhoria contínua. Como resultado prático você poderá alcançar a sua evolução e amadurecimento como ser humano e terá como resultado prático um aumento significativo na sua performance em todas as suas áreas de atuação.

Muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de conhecer e aplicar em suas vidas estratégias mentais que podem ser utilizadas para prevenir possíveis agravos a saúde mental como também para reestabelecer o equilíbrio mental tão necessário para o bem-estar do ser humano. Não demore mais tempo para começar esta jornada em busca da sua saúde mental, comece já.

Não se esqueça, sem a saúde mental dificilmente se atinge a plenitude da nossa capacidade humana e isto vai impactar severamente na sua qualidade de vida.

Forte abraço

Até a próxima

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever