23.5 C
Brasília
20 abr 2024 01:46


Saúde Mental: Depressão e ansiedade pós-pandemia

Tá Froid o pós-pandemia?

Como profissional da psicologia percebi nestes 2 últimos anos um aumento significativo de pacientes que procuraram apoio para conseguirem enfrentar as terríveis mudanças que tiveram que realizar em suas vidas durante o período mais grave da pandemia.

Pessoas de ambos os sexos sendo jovens, adolescentes, adultos mais maduros e idosos sofrendo diante de todas as mudanças que aconteceram em suas vidas sem prévio planejamento e de forma impositiva.

Pessoas que até então se consideravam “fortes” e “bem estruturadas” emocionalmente ficaram surpresas com os impactos negativos da Pandemia em suas vidas. Cito a seguir alguns exemplos de problemas que surgiram e que identifiquei nos meus atendimentos clínicos:

  • isolamento social
  • agravamento de quadros de doenças psicoemocionais
  • quadros de ansiedade potencializados devido a quantidade excessiva de informações sobre a Covid 19 pela mídia, muitas vezes sensacionalista e aterrorizante
  • perdas irreparáveis de pessoas queridas levando a quadros depressivos
  • o desemprego trouxe incertezas e insegurança as famílias e homens e mulheres “estressados” pela falta de estabilidade financeira
  • mudança para o home office
  • o aumento significativo do número de horas de convivência familiar elevou o número de divórcios e conflitos familiares
  • uso excessivo da internet diminuiu repertório de crianças e adolescentes
  • aumento do consumo de álcool durante período de restrição de contato social entre outras tantas situações que trouxeram algum tipo de implicação para os quadros da saúde mental e física.

Agora quero fazer 3 perguntas aos leitores para provocar uma reflexão sobre saúde mental:

1- Você sabia que a depressão e a ansiedade são psicopatologias da mente muito comuns atualmente?

2- Sabia também que este período de adaptação “Pós Pandemia” é motivo causador de muitos sintomas que podem indicar a presença de uma destas possíveis doenças relacionadas a sua saúde mental?

3- Como você está se cuidando neste período tão desafiador para todos nós?

Pensando nas respostas que você deu, entenda que somos o resultado de toda a nossa história de vida e as marcas deixadas em nós, de momentos intensamente estressantes, muitas vezes são mais profundas do que parecem ser e podem impedir que a pessoa volte a ter a mesma condição de saúde mental anterior a uma experiência traumática.

Quadros de depressão, transtorno de ansiedade, fobias, crises de pânico, isolamento e inabilidade de reinserção social são alguns dos problemas que surgiram com maior evidência durante a pandemia e agora, neste período de Pós Pandemia, muitos sintomas poderão ser percebidos pelas pessoas que de alguma maneira apresentarem mudanças em seus comportamentos e alterações no seu quadro de humor.
Diante desta análise se constata que é preciso viver o presente livre dos condicionamentos impostos por este longo período de restrições que foram tão severas ao bem-estar humano e assim voltar a ter uma EXISTÊNCIA PLENA E SAUDÁVEL MENTALMENTE.

Ter uma atitude para a mudança de vida pode exigir da pessoa o enfrentamento dos seus medos, inseguranças, aflições e angústias para se libertar do que lhe fez mal e assim conseguir existir saudavelmente no AGORA, e de forma consistente.

Esta mensagem tem como objetivo chamar a sua atenção para o seu autocuidado e quem sabe despertar você para dar uma “olhada” mais generosa para seus sentimentos, emoções e pensamentos.

Será que está tudo tão bem assim?

Será que não tem nada de diferente que precisa de um cuidado maior?

Não se esqueça que você é o seu maior tesouro, cuide-se!!!

Um forte abraço

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever