25.5 C
Brasília
18 abr 2024 20:07


Saúde reforça combate ao Aedes aegypti com Aero System

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde são capacitados para uso da tecnologia

Quarenta agentes de Vigilância Ambiental em Saúde foram capacitados para fazer a aplicação do Aero System no interior dos domicílios. A tecnologia, criada para eliminar imediatamente o Aedes aegypti dos ambientes, foi usada em 2016 e volta agora para reforçar o combate às arboviroses, sendo aplicada de forma estratégica em regiões prioritárias. O treinamento foi concluído na quinta-feira (17).

O método consiste na aplicação de aerossol dentro de casas e pontos comerciais para eliminar os mosquitos que possam estar escondidos atrás de cortinas, embaixo de camas e mesas e dentro de armários, por exemplo. “Essa metodologia tem alta efetividade no bloqueio da transmissão das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, por meio do controle químico do Aedes aegypti”, destaca Laurício Monteiro, diretor substituto da Diretoria Vigilância Ambiental em Saúde.

O principal foco é combater, em regiões com alto número de casos confirmados de dengue, zika ou chikungunya, as fêmeas do mosquito infectadas. “É mais uma técnica para usarmos no bloqueio dos casos dessas doenças”, enfatiza o coordenador de Controle Químico e Biológico do DF, Reginaldo Braga. “Como é um equipamento leve e o trabalho ocorre de forma rápida, é possível atender mais casas em menos tempo, com uso seguro para o agente e a população”, explica Laurício.

Participação

O engajamento da população é fundamental para auxiliar no combate ao Aedes aegypti. “Somente com a participação popular e ajuda de todos é que venceremos essa guerra”, disse subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

A colaboração é importante, tanto para receber e auxiliar o trabalho dos servidores da vigilância sanitária quanto nos cuidados para evitar a reprodução do mosquito dentro de casa. “É imperativo que todo mundo vire um agente de saúde e observe o seu quintal”, acrescentou o subsecretário.

Ele também esclareceu que o fumacê tem sido aplicado nas áreas do Distrito Federal onde há maior incidência do mosquito, das 4h às 7h da manhã ou das 18h às 21h. A população deve colaborar abrindo portas e janelas, possibilitando a a entrada do produto nos imóveis.

Outros órgãos do GDF também são aliados nesse combate, como Corpo de Bombeiros, DF Legal, Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana, Secretaria de Segurança Pública e outros.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever