28.5 C
Brasília
19 abr 2024 14:40


Terceirizados da limpeza de hospitais públicos do DF entram em greve

Mais de 2 mil trabalhadores estão há seis dias com atraso no salário e 14 dias sem receber o ticket alimentação

Marcus Rodrigues e Francisco Dutra

Funcionários terceirizados da limpeza dos hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal entraram em greve na manhã desta segunda-feira (14/1). O motivo é o atraso de seis dias no pagamento do salário e de 14 dias sem o ticket alimentação.

Os trabalhadores são da empresa BRA Serviços, que conta com cerca de 2.200 profissionais nos hospitais do DF.

Presidente do Sindicato de Serviços Terceirizáveis (Sindiserviços-DF), Maria Isabel Caetano, conta que apesar de estarem sem receber, os profissionais estão trabalhando em equipe reduzida.

“Entendemos que se trata de saúde e não pode ficar sem ninguém. Em alguns locais estamos com dois, em outros com cinco trabalhadores. A gente vai se organizando”, explica.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também manifestou-se sobre a situação. Disse que os empregados estão enfrentando “sérias dificuldades” e relembrou que, em 2021, houve constantes atrasos nas remunerações. “Hoje é dia 14 e a empresa ainda não teve a dignidade de efetuar qualquer pagamento para esse pessoal”, reclama.

O Metrópoles entrou em contato a Secretaria de Saúde e com a empresa BRA Serviços. Mas até a publicação desta reportagem, somente a Saúde manifestou-se. Em nota, a pasta informou que o pagamento será repassado à empresa até terça-feira (15/3).

Leia na íntegra:

“A Secretaria de Saúde informa que o pagamento devido será repassado à empresa BRA até amanhã. A Pasta ressalta que aguarda a liberação da licitação pelo Tribunal de Contas para contratação regular de empresa, que prestará os serviços de limpeza regularmente, de modo que esses problemas não voltem a ocorrer”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever