25.5 C
Brasília
25 abr 2024 12:27


Cardiologista Osório Rangel é homenageado no Hospital de Base

Trajetória do profissional na unidade começou em 1968, quando ainda era estudante de medicina

Dedicação e amor são as palavras que definem a trajetória profissional do médico cardiologista Osório Rangel no Hospital de Base (HB). Já são 54 anos de história junto a unidade de saúde e, para celebrar esse momento, comemorar seus 75 anos de vida e eternizar a sua importância no Base, uma homenagem especial foi preparada pelos gestores e demais colegas. A partir de agora, o Ambulatório de Cardiologia passa a ter o nome do profissional que se aposentou compulsoriamente em razão da idade, mas que continua atuando na Coordenação de Pesquisa do HB como defensor do ensino e da pesquisa para o desenvolvimento da ciência.

“O Hospital de Base é minha casa. Minha vida é dedicada ao hospital. Comecei a circular aqui em 1968 como estudante de medicina, entrei como staff em 1977. Então, como profissional médico, há 45 anos eu circulo aqui e, se contar desde a época em que eu era estudante, há 54 anos eu frequento esse hospital. Eu tenho orgulho da capacidade, competência, importância e tudo que representa o Hospital de Base. É um casa da qual tenho orgulho por ter pertencido”, disse o médico.

Natural do Estado do Espírito Santo, Luís Rangel de Almeida nasceu em 1947. Desembarcou na capital federal em 1962, dois anos após a inauguração de Brasília. Formando em medicina pela quarta turma da Universidade de Brasília (UnB). Ele ingressou no Hospital de Base para integrar a Unidade Coronariana, área de cuidados intensivos para pacientes com problemas cardíacos que necessitam de monitoramento 24 horas.

Osório conta que diversas vezes dormiu na UTI, ao lado de pacientes, para acompanhar a evolução clínica dos doentes. Quando conseguia dar alta, comemorava. “Atendi muita gente, mas é minha missão eu fazer o melhor que eu posso e o melhor que eu. Não meço esforços para trabalhar em prol dos pacientes”, disse.

O médico acumula inúmeras conquistas e recordações. Em 1983, por exemplo, foi responsável pela implantação da telemedicina no HB. Era um dos médicos que, por telefone, prestava consultoria a diversos colegas que trabalhavam em outras regiões administrativas do DF.

A médica cardiologista, Érica Renata de Medeiros Cabral, conta que fez residência orientada pelo médico Osório, em 2014 e, hoje, atua no ambulatório do HB. “Obrigada por me ensinar a tratar o paciente como eu gostaria de ser tratada. O senhor é uma inspiração para todos nós. Meu desejo é que Deus te abençoe infinitamente mais”, disse. Outra médica cardiologista, Vivian Uebe, também foi orientada por ele na residência, no ano de 1997. “Só temos a agradecer”.

Também participou da homenagem o superintendente do HB, Paulo Cortes. “Nós agradecemos em nome dos pacientes por toda a sua trajetória dedicada a cada um dos pacientes que você ajudou”, finalizou.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever