27.5 C
Brasília
16 abr 2024 18:32


Hospital Regional do Gama completa 55 anos de história

Em 2021, a unidade que atende pacientes do DF e de outros estados prestou mais de 116 mil atendimentos no pronto-socorro

O Hospital Regional do Gama (HRG) completa 55 anos neste sábado (12), mas as comemorações por pouco mais de meio século de atividades já começaram. Nesta quinta-feira (10), servidores e comunidade participaram de um momento festivo com direito a bolo e outras guloseimas. A unidade é referência no atendimentos aos moradores do Distrito Federal e de outras unidades da federação. De janeiro a dezembro do ano passado, foram registrados mais de 116 mil atendimentos no pronto-socorro, 5.587 cirurgias e 4.971 partos. Do total de atendimentos, 39.654 foram de pacientes que não residem no Distrito Federal.

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, reforçou a importância do hospital para o atendimento da população e o envolvimento da comunidade com o local. “Essa é uma unidade de saúde que tem o apoio da população; quem mora no Gama, trabalha no Gama e quer ver o hospital cumprir o seu papel que é de atender aproximadamente um milhão de pessoas”, afirma. Zancanaro ainda ressaltou o papel institucional do SUS em oferecer ajuda e assistência médica a todas as pessoas que procurarem o serviço.

“Dia após dia, o hospital mostra o tamanho e a grandiosidade que é ao atender e ser fundamental não só para o Gama, mas também para cidades do entorno e para pessoas de outros estados”, afirmou o superintendente da Região de Saúde Sul, Roberto dos Reis Ferreira Cortes. A unidade presta serviços a pessoas de 25 municípios de Goiás, cinco de Minas Gerais e três da Bahia. A Região de Saúde Sul compreende as regiões administrativas de Gama e Santa Maria.

Homenagem aos servidores

Além da comemoração, os profissionais elogiados pela comunidade por meio da Ouvidoria também receberam certificados de honra ao mérito em reconhecimento aos serviços. O médico ortopedista Landwehrle de Lucena da Silva, de 32 anos, foi um dos prestigiados nesta manhã. “Eu moro no Gama desde os quatro anos quando a minha família chegou aqui do Maranhão. Quando ficava doente, eu vinha para esse hospital. Hoje, eu atendo e trato os outros como gostaria de ser tratado”, disse o servidor.

Outro profissional homenageado na cerimônia foi o técnico de enfermagem Hiltamar Araújo dos Santos, de 45 anos. Para ele, o certificado incentiva a manter a qualidade do serviço de atendimento em prol da população. O servidor conta que está na área há 26 anos e há cinco na região administrativa.

Para celebrar a data, a comunidade do Gama doou alimentos, bebidas, bolo, balões e tendas para a festividade. A decoração estava em verde e branco – cores oficiais do time tradicional do Gama. Participaram da comemoração o presidente do Conselho de Saúde do Gama, professor Enóquio Sousa Rocha, o diretor substituto do HRG, Uadson Silva Barreto, a administradora regional do Gama, Joseane Araújo Feitosa, entre outras autoridades.

Histórico

O Hospital Regional do Gama foi construído em 1967 para atender aos habitantes da região administrativa. Na época, a população era de aproximadamente 10 mil habitantes e a área física da unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores para atender cerca de 1,6 mil pessoas por mês. Com surgimento de novas regiões administrativas no Distrito Federal, como Santa Maria e Recanto das Emas, a unidade de saúde passou a ser referência para outras localidades.

A área total do HRG é de 46.440 metros quadrados, com 351 leitos e conta com 1.811 servidores, sendo 286 médicos e 212 enfermeiros. A Secretaria de Saúde está em processo seletivo para convocar 100 médicos para a rede pública do DF. A prioridade da pasta é direcionar mais profissionais para os hospitais do Gama e Cidade do Sol.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever