28.5 C
Brasília
25 abr 2024 17:25


TJDFT e Secretaria de Saúde do DF promovem ações no Centro Pop de pessoas em situação de rua

A SES ofereceu vacinação e testagem contra covid-19

Nesta terça-feira (08), a Secretaria de Saúde participa, com diversos outros órgãos do Distrito Federal e da União para atender demandas da população em situação de rua. A iniciativa, liderada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ocorreu no Centro Pop da Asa Sul, unidade de referência no atendimento a esse público. A SES ofereceu vacinação e testagem contra covid-19.

“É preciso contribuir sempre com o melhor atendimento à população vulnerável, que é nossa responsabilidade”, destacou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, que prestigiou a ação. À frente da atividade e representando o TJDFT, a juíza Luciana Sorrentino explicou que o evento facilita o acesso do público alvo aos serviços públicos. “Na última edição, surgiram demandas de saúde, principalmente para vacinação e testagem, por isso fizemos a parceria com a SES”, disse.

A equipe do Consultório na Rua estava presente aplicando 1ª e 2ª doses e dose de reforço da vacina contra a covid-19. Rogéria dos Santos, que vai ao Centro Pop diariamente para tomar banho e receber o café da manhã, aproveitou para receber a 2ª dose da vacina contra a covid-19. “Tomei a primeira dose aqui também”, comenta a jovem, que aproveitou para solicitar a segunda via do documento de identidade. Em janeiro, a equipe do Consultório na Rua esteve no local imunizando a população em situação de rua.

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), ainda ofereceu testagem para covid-19. Há 20 anos em situação de rua, Juma Santos, mulher trans e coordenadora-geral da Tulipas do Cerrado, Rede de Redução de Danos e Profissionais do Sexo do Distrito Federal e Entorno, avalia que a ação é importante para facilitar a vida de quem precisa resolver as pendências sem precisar ficar se deslocando. “É um grupo que tem muita dificuldade em acessar todos os serviços, então, quando junta tudo num só lugar, é ótimo”, comentou, após receber o resultado negativo do teste de covid-19.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever