23.5 C
Brasília
24 abr 2024 23:09


Sindate apresenta demandas da categoria para o secretário de Saúde do DF

Dentre as demandas, estão: a publicação do edital do concurso público para a carreira específica de técnico em enfermagem, casos de assédio moral no HRC, atenção primária e férias de 20 dias

Na tarde desta terça-feira (08/03), as diretoras do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), Josy Jacob, Isa Leal e Elza Aparecida, estiveram na sede da Secretaria de Saúde (SES-DF) para participar de uma reunião com o secretário, Manoel Pafiadache e sua equipe técnica.

Com o objetivo de tratar de alguns assuntos de extrema importância e urgência para os técnicos em enfermagem, as diretoras levaram uma lista de demandas para apresentar ao secretário de saúde. Dentre elas estavam a publicação do edital do concurso público para a carreira específica de técnico em enfermagem, casos de assédio moral no HRC, atenção primária e férias de 20 dias.

O secretário afirmou que a SES tem o interesse em realizar o concurso público em breve, no entanto ainda não há previsão de quando será a publicação do edital.

A respeito da atenção primária, atualmente na escuta qualificada, os técnicos precisam escolher uma cor (classificar) o paciente após a triagem. Por conta disso, o Sindate sugeriu algumas adaptações nesse sistema. A Secretaria informou que estão trabalhando em um projeto referente a isso, mas ele ainda está em fase de estudos.

O subsecretário da Subsecretaria de Pessoas (SUGEP), Evillasio Ramos, também esteve presente na reunião. Ele informou a direção que para a concessão das férias de 20/20 nos setores que não fazem parte do hall taxativo, será necessário o envio da justificativa feita pela chefia. Deverão ser listadas as competências e o que é feito no setor, porque é através dessa justificativa que a SUGEP irá analisar para a concessão das férias.

Assédio no HRC

No começo desse ano, a diretoria do Sindate esteve no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) para averiguar as denúncias dos técnicos em enfermagem sobre casos de assédio moral.

Na ocasião, os diretores reuniram todas as informações e levaram a situação para o CRM, Ministério Público e Secretaria de Saúde.

Pafiadache prometeu que a SES irá analisar a situação de forma clínica e jurídica para que os profissionais não sofram mais assédios no ambiente de trabalho.

Para a diretora, Josy Jacob, a reunião foi de extrema importância já que agora a secretaria está ciente de algumas das demandas da categoria. “Estamos empenhados em resolver os problemas que afetam os técnicos em enfermagem e jamais iremos deixar de cobrar melhores condições de trabalho”, pontua.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever