26.5 C
Brasília
16 abr 2024 16:42


Saúde do DF abre atividades com foco na Semana da Mulher

Palestras, rodas de conversas e momentos de descontração estão previstos até sexta (11)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) promovem uma série de atividades para homenagear, capacitar e empoderar todas as servidoras da rede. As ações foram iniciadas nesta terça-feira (8) e vão até sexta-feira (11). A abertura ocorreu no Hospital de Base (HB) e contou com a presença do secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

“A importância desse evento homenageando as mulheres é porque 69% da força de trabalho da Secretaria de Saúde é do segmento feminino. Só esse dado dá para entender que nós temos sim que valorizar, comemorar, fortalecer, cuidar do segmento feminino pela força, pelo carinho e pela dedicação”, afirmou o secretário. Pafiadache lembrou que foi diretor administrativo do então Instituto Hospital de Base, entre 2018 e 2019, e que tem um carinho pessoal pelo local.

Durante a cerimônia no HB, a enfermeira Leila Borges de Souza, de 55 anos, que representou as mulheres que atuam na assistência à saúde em prol da população do Distrito Federal, foi surpreendida com uma homenagem. “É um reconhecimento dos 27 anos que eu trabalho aqui e repasso experiências”, afirma. Para ela, o que se destacou nesses anos foi o atendimento humanizado. “Eu gosto muito de conversar com as pessoas, com os colaboradores e os pacientes”.

A diretora-presidente interina do Iges-DF, Mariela Souza de Jesus, ressaltou a importância para o atendimento da população ao reconhecer o trabalho das servidoras nesta data. “Nós preparamos uma programação voltada para a mulher e valorizando assim tanto em capacitação quanto com um momento de distração, como a yoga. Assim, cada funcionário cada colaboradora retribuirá em serviço porque trabalhará com mais prazer”, considera. As mulheres no Iges representam 72,28% do quadro do instituto, o que corresponde a 6.586 profissionais.

A programação terá palestras sobre relacionamento abusivo, violência doméstica, saúde mental da mulher, impacto autocuidado, roda de conversa, sorteio de brindes, música entre outras atividades. As atividades também se estendem a outras unidades da rede como no Hospital Regional do Guará, que acolheu as servidoras com uma apresentação musical.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever