19.5 C
Brasília
18 abr 2024 05:16


Crianças serão vacinadas em escolas do DF aos sábados, com os pais

A secretária de Educação adiantou que o GDF prevê iniciar essa campanha no próximo dia 19

Por Ana Karolline Rodrigues

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nas escolas públicas do Distrito Federal ocorrerá aos sábados e está prevista para começar no próximo dia 19. A informação foi repassada à coluna Grande Angular, com exclusividade, pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Em entrevista ao Metrópoles, a gestora da pasta afirmou, nesta quarta-feira (9/3), que a criança deverá estar acompanhada de um responsável para ser vacinada. “Nós conversamos com a Saúde e concluímos que, por se tratar de crianças nessa faixa etária, elas têm de estar na companhia de um responsável: pai, mãe, avô, tio. Isso fez com que a gente repensasse a questão de ser durante a semana, porque o responsável sai para trabalhar. Então, vamos fazer nas escolas aos sábados”, explica Hélvia.

De acordo com Hélvia, a pasta quer que a campanha seja lúdica para os pequenos. “Queremos fazer uma coisa bem bacana, porque o espaço da UBS é totalmente voltado para a saúde, e o espaço escolar é mais acolhedor em termos de ludicidade”, destaca.

“Vamos começar, provavelmente, no dia 19. Ainda estamos fazendo todo um planejamento e a Saúde precisa desse tempo para organizar a equipe volante, pois vai tirar essa equipe da UBS e levar para a escola. Então, vamos primeiro começar com um projeto-piloto, para ver se há procura, se não há, porque não existe obrigatoriedade de vacinar”, enfatiza a secretária de Educação.

Ainda conforme Hélvia Paranaguá, a ideia é criar mais um local para a imunização infantil contra a Covid no DF. “A gente quer sensibilizar. Queremos abrir um espaço com essa ludicidade, com balão, algo que atraia a criança para que ela se sinta tranquila”, diz.

“Durante a semana, seria muito complicado, porque teríamos naquele ambiente a criança que já está imunizada e a que não está. O pai terá de estar presente e tem que esperar, porque a criança fica 20 minutos em observação. E, diante de tudo isso, ainda teria o horário da aula. Então, optamos por fazer aos sábados, com maior tranquilidade, bem organizado”, completa Hélvia.

As pastas da Educação e da Saúde do DF ainda discutem mais detalhes da campanha nas escolas. A ideia, porém, é que o governo divulgue com antecedência quais serão as unidades de ensino que vão disponibilizar a vacinação em cada sábado e que as escolas sejam pontos apenas de imunização infantil.

“É mais uma possibilidade que estamos abrindo aos sábados. Por exemplo, no Guará, no sábado, tem UBS que não funciona. Mas a escola vai estar aberta”, comenta a chefe da pasta da Educação.

“A campanha não ocorrerá em todas as escolas, porque a manipulação dessa vacina é muito delicada, e ela é específica para esta faixa etária, não pode ser confundida. Então, vamos aplicar em escolas classes, onde tem essa faixa de 5 a 11 anos, e alguns CEFs (Centros de Ensino Fundamental), porque o 6º ano tem crianças de 11 anos. Queremos uma escola que seja mais centralizada – dependendo, uma ou duas, mas isso a Saúde que vai dizer quantas equipes volantes estarão disponíveis. Mas vamos começar com um piloto, para termos uma avaliação de que está funcionando bem”, conclui Hélvia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever