28.5 C
Brasília
18 abr 2024 19:14


Assistência Social do DF terá programação especial do Mês da Mulher

Unidades do Cras de Ceilândia Norte, Recanto das Emas, Planaltina, Fercal e Samambaia têm eventos para acolher as mulheres com serviços e informação

No mês da mulher, unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Distrito Federal terão programação voltada para o público feminino. Serão realizados debates, serviços, palestras e aulas, variando de acordo com a unidade.

Em Planaltina a programação começou na segunda-feira (7) e segue até a próxima quinta-feira (10). No Dia da Mulher, roda de automassagem e caminhada com a equipe do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina.

“Quando se fala em gestão, eu, como secretária da pasta que cuida da assistência social, venho com esse poder também de cuidar de tantas outras mulheres”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha

Nesta quarta (9), às 9h, será a vez da palestra “Esporte como aliado na prevenção de doenças”, com o coordenador do Centro Olímpico de Planaltina. No encerramento, no dia 10, também às 9h, mais uma palestra, dessa vez sobre os cuidados com o espaço individual e coletivo para evitar proliferação de vetores, ministrada pela equipe da Vigilância Sanitária.

Os centros do Recanto das Emas e Samambaia prepararam eventos para esta terça-feira. Em Samambaia, às 14h, foi realizado o “Março da mulher contra a violência”. O encontro contou a participação do Ministério Público do DF, da Polícia Militar, da Casa Azul e de 15 mulheres que vivenciaram a violência doméstica. Já no Recanto das Emas, as mulheres que estão atendidas no dia ganharão um kit com caneta, chaveiro e lanche.

Em Ceilândia, a celebração no Cras será no dia 11 pela manhã. As mulheres serão acolhidas com os filhos com café da manhã, palestra sobre saúde em parceria com a Unidade de Saúde Básica (UBS) 2, bazar, atividade física, corte de cabelo e atendimento de fisioterapeutas.

“É preciso destacar que, nesse governo, houve a criação de uma secretaria só para as mulheres, onde se cuida de todas as pautas voltadas para esse público”, destaca Mayara Noronha Rocha

No Cras da Fercal, o Mês da Mulher será comemorado no dia 25, com uma ação comunitária e arrecadação de bolsas.

“Quando se fala em gestão, eu, como secretária da pasta (de Desenvolvimento Social) que cuida da assistência social, venho com esse poder também de cuidar de tantas outras mulheres”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Assistência às mulheres

O cuidado com as mulheres é um dos focos do Governo do Distrito Federal (GDF). Todas as secretarias trabalham em conjunto com a Secretaria da Mulher para garantir o avanço das pautas femininas. “É preciso destacar que, nesse governo, houve a criação de uma secretaria só para as mulheres, onde se cuida de todas as pautas voltadas para esse público”, destaca Mayara Noronha Rocha, se referindo à recriação da Secretaria da Mulher na gestão do governador Ibaneis Rocha, depois de ter perdido o status de Secretaria de Estado para ser uma secretaria adjunta vinculada à Secretaria de Trabalho no governo anterior.

A criação da pasta, que tem Ericka Filippelli como secretária, facilita a implementação das pautas femininas no DF e incentiva a cultura também nos outros órgãos. “É nossa responsabilidade a implementação das políticas e das ações que olham para a mulher, e incentivamos essa cultura dentro das outras secretarias. Porque é nossa missão promover as políticas dentro do âmbito do governo”, declara.

A Secretaria de Desenvolvimento Social integra a liderança feminina do GDF. Hoje, ela está à frente de uma pasta em que as mulheres são o número majoritário de servidores. Dos 1.857 funcionários da Sedes, 1.157 são mulheres. “Temos um número superior de mulheres dentro da assistência social se comparado com os homens. Isso é uma forma de comprovar para a sociedade que a mulher vem aumentando a sua participação”, completa a titular da pasta.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever