24.5 C
Brasília
19 abr 2024 13:25


Clínica de cirurgia plástica do DF interditada após reincidência

Fiscais da Vigilância Sanitária, acompanhados por policiais, fecham estabelecimento e responsável presta esclarecimentos na delegacia

Auditoras da Vigilância Sanitária (Visa) interditaram novamente, na manhã desta sexta-feira (25), clínica de cirurgia plástica que não tinha autorização para a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos. Os servidores estavam acompanhados pela gerente de Risco em Serviços de Saúde da Pasta, Fabiana de Mattos Rodrigues, e por agentes da Polícia Civil. A responsável pelo estabelecimento foi encaminhada à Delegacia da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes, para prestar esclarecimentos.

No boletim de ocorrência, foi registrada a quebra da interdição, considerada crime de desobediência. O caso será apurado pela Polícia Civil. As auditoras da Visa emitiram os termos fiscais sanitários, relatando todos os indícios de quebra de interdição verificados na ação. A clínica recebeu auto de infração e responderá a processo administrativo sanitário.

A clínica autuada mais uma vez já tinha sido interditada em outubro do ano passado, durante fiscalização periódica da Vigilância Sanitária do Distrito Federal. O controle desses estabelecimentos ocorre por meio do Programa de Inspeção em Clínicas de Cirurgia Plástica, que é coordenado pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS).

Na ocasião, a clínica, que está localizada na Asa Sul, ficou interditada até a resolução das inconformidades encontradas. Em janeiro deste ano, após o cumprimento de algumas exigências, a clínica foi parcialmente desinterditada. O estabelecimento recebeu autorização para realizar apenas determinados procedimentos cirúrgicos simples e com utilização de anestesia local.

Porém, após denúncia, na manhã desta sexta-feira, durante a fiscalização, foi comprovado que o estabelecimento não cumpria o que havia sido determinado. “As clínicas precisam saber que o Programa de Inspeção Sanitária em Clínica de Cirurgia Plástica está em pleno funcionamento e vai seguir tomando medidas enérgicas com os serviços que não se adequam à legislação e insistem em colocar os pacientes em risco”, ressaltou a gerente Fabiana.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever