20.5 C
Brasília
20 abr 2024 09:57


Covid-19: Saúde do DF mobiliza equipes de vacinação no final de semana

Por Ana Paula Oliveira

Moradores da comunidade rural Engenho das Lages, no Gama, puderam se vacinar perto de casa contra a covid-19, nessa sexta-feira (18). A população local pôde iniciar ou completar o ciclo vacinal com duas doses, além de receber a dose de reforço. Para as crianças a partir dos cinco anos de idade, os imunizantes foram levados até o Centro Educacional Engenho das Lages.

“Essa é uma população carente que não consegue muitas vezes ir à área urbana receber a vacinação, então nós viemos trazer as vacinas”, explica a gerente de Serviços da Atenção Primária da Região de Saúde Sul, Edilene Soares. Ações semelhantes já foram realizadas em outras comunidades rurais do Gama, como na Ponte Alta.

Já no sábado (19), o Carro da Vacina da Secretaria de Saúde do Distrito Federal percorreu o Sol Nascente em sua sétima edição. O projeto da Superintendência de Saúde da Região Oeste resultou na aplicação de 190 doses de vacina contra a covid-19.

Do total de vacinas aplicadas, 30 foram de D1, 22 de D2 e 138 de doses de reforço. A ação contou com três automóveis que percorreram vários setores da região com o objetivo de facilitar o acesso da população mais vulnerável à vacinação. Para a superintendente da Região Oeste, Lucilene Florêncio, é de extrema importância imunizar os moradores dessas áreas.

“A nossa busca a cada sábado é pelo aumento da cobertura vacinal. É levar vida, cuidado e amor, pois vacinar é um ato de amor, visando moradores de alta vulnerabilidade que de alguma forma ainda não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal”, destaca.

De acordo com a superintendente, quando é feita a busca ativa cria-se um maior vínculo dos profissionais de saúde com a população, o que fortalece a essência da Estratégia Saúde da Família.

“São profissionais de saúde em um território buscando promoção e proteção à saúde, diagnóstico, cura, tratamento, reabilitação e redução de danos”, enfatiza.

A Região Oeste também contou com dois pontos fixos de vacinação neste sábado, sendo um na UBS 2 de Brazlândia, que aplicou 56 doses e o outro na UBS 2 de Ceilândia, que aplicou 229 doses. Somados ao quantitativo de doses aplicadas pelo “Carro da Vacina”, na região que engloba Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, foram aplicadas 545 doses.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever