23.5 C
Brasília
20 abr 2024 11:08


Bombeiros do DF auxiliam na identificação de focos do Aedes aegypti

Por Ana Paula Oliveira

Os casos de dengue seguem em alta e população é o principal agente de combate ao mosquito Aedes aegypti, mas, de quinta-feira (17) até esse sábado (19), os moradores de Santa Maria contaram com o apoio de drones do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para identificar focos do inseto. Com as aeronaves é possível visualizar pontos de difícil acesso nos imóveis.

“A gente viu que a predominância de depósito não está mais a nível de solo, mas no aéreo, como em caixa d´água, lajes etc”, explicou a chefe do núcleo de Vigilância Ambiental de Santa Maria, Suely Duarte.

O Tenente Ribeiro do Corpo de Bombeiros ressaltou a integração entre os órgãos para combater a proliferação do Aedes aegypti. “Já trabalhamos há mais de cinco anos apoiando a vigilância ambiental. Os nossos bombeiros estão bem experientes”, opinou. A presença dos militares na abordagem em solo também reforça a colaboração da comunidade. “A população tem uma aceitação muita boa”, disse o oficial.

O trabalho é uma das ações do projeto Cidade da Segurança Pública, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com outras pastas da administração distrital.

Salto no número de casos

Segundo a Secretaria de Saúde os casos de dengue aumentaram expressivamente nas cinco primeiras semanas de 2022, quando comparadas com o mesmo período de 2021. Até o momento, foram registrados 4.622 casos prováveis da doença ante 1.234 registros até a Semana Epidemiológica nº 5 do ano passado.

Diariamente, os agentes de Vigilância Ambiental percorrem o Distrito Federal para vistoriar os imóveis ou orientar a população sobre as medidas que podem ser tomadas em casa, como evitar o acúmulo de água limpa e parada em recipientes e manter limpos quintais e calhas. Somente em janeiro, 176.835 imóveis foram inspecionados. Desses, 34,9 mil tiveram depósitos de água tratados com uso de larvicida ou foram descartados.

As regiões com as maiores incidências das doenças causadas pelo Aedes aegypti recebem aplicação do fumacê, que beneficiou, no primeiro mês de 2022, cerca de 200 mil imóveis. Os agentes da Secretaria de Saúde também montam armadilhas para captura do mosquito. Essa estratégia resultou, no mesmo período, na captura de 25 mil aedes, em diversos ciclos de evolução: ovo, larva ou mosquito.

Em caso suspeita de foco do mosquito, a população do DF deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone 160. E se sentir algum dos sintomas da dengue, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever