28.5 C
Brasília
19 abr 2024 19:44


É fake: Hran não deixou de atender vítimas de animais peçonhentos

Mensagem que circula no aplicativo WhatsApp é falsa

Mais uma vez, circula pelo aplicativo de mensagens WhatsApp uma mensagem falsa dizendo que o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) “não fará mais atendimento a pacientes vítimas de animais peçonhentos”. O texto traz, ainda, uma lista de locais onde os pacientes supostamente poderiam encontrar diversos soros oferecidos pela rede pública.

Na rede pública de saúde, as unidades estão abastecidas com todos tipos de soros utilizados para diversos acidentes envolvendo animais venenosos. No pronto-socorro do Hran, estão disponibilizados os soros antiescorpiônico, antibotrópico, anticrotálico, antiaracnídeo, antilonômico e antilapídico, utilizados casos o indivíduo tenha sido picado por escorpiões, aranhas, taturanas e serpentes.

O Hran também está abastecido com o soro antirrábico, que pode ser aplicado em caso de mordidas de cães com suspeita de raiva, e com imunoglobulina antitetânica, para casos suspeitos de contaminação pela toxina causadora do tétano.

O estoque desse tipo de medicamento é conferido diariamente e, caso seja verificada alguma falta, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica solicita o reabastecimento à Rede de Frio Central.

Saúde Sem Fake News

Recebeu uma notícia suspeita? Desconfie e, na dúvida, não compartilhe! A página Saúde Sem Fake News (Saúde Sem Fake News) foi criada para que esse tipo de conteúdo possa ser checado e devidamente esclarecido. Se receber alguma informação sobre a Secretaria e achar que é falsa, pode remetê-la para o e-mail [email protected].

Vale destacar que o canal não funciona como um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente neste espaço se são verdade ou mentira, bem como nas nossas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever