22.5 C
Brasília
18 abr 2024 03:51


Testes de Covid-19 podem ser deduzidos do Imposto de Renda. Entenda

De acordo com a Receita Federal, exames diagnósticos realizados em farmácias, mesmo com nota fiscal, não poderão ser abatidos


Por Talita Laurino

Testes para saber se um cidadão está com Covid-19 poderão ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda 2022. O benefício tributário, no entanto, não vale para todos os exames diagnósticos. Por isso, o Metrópoles reuniu as principais regras do que pode ser abatido.

De acordo com o órgão, testes realizados em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderão ser deduzidos. “Já os realizados em laboratórios, desde que comprovado o pagamento, poderão”, esclareceu o órgão. O prazo de entrega do Imposto de Renda 2022 deve iniciar em março, mas o calendário ainda não foi divulgado.

Vale destacar, ainda, que o benefício só vale para pagamentos efetuados pelo contribuinte para tratamento próprio ou o de seus dependentes na declaração.

Como declarar

Com o recrudescimento da pandemia da Covid-19, a partir da chegada da variante Ômicron, aumentou a procura por exames diagnósticos em todo o país. Somente na cidade de São Paulo, entre a semana do natal e o início de janeiro, cresceram 98% os interessados por testes. Dependendo da urgência, alguns exames chegam a custar até R$ 700.

Para aliviar as contas, esses gastos podem ser relacionados no campo do IR de “pagamentos efetuados”. Na lacuna, inclua o nome e CNPJ da empresa onde o exame foi realizado e o valor cobrado.

É necessário ter um documento que comprove a data, o nome de quem efetuou o pagamento e o CNPJ da empresa que prestou o serviço.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever