23.5 C
Brasília
20 abr 2024 11:32


Moradores da Estrutural recebem certificado do curso de segurança cidadã

Conteúdo programático incluiu disciplinas como Polícia e Comunidade, Segurança Cidadã, Violência e Criminalidade entre outros

Como parte das ações da Área de Segurança Prioritária (ASP), realizada na Estrutural desde junho deste ano pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) realizou o a entrega de certificados dos alunos concluintes do curso Promotor de Segurança Cidadã. O encerramento ocorreu no auditório da Polícia Civil do DF (PCDF), localizado na sede da instituição, no Parque da Cidade, na noite desta terça-feira (14). Na oportunidade, os representantes dos órgãos atuantes na ASP foram homenageados pela pasta, como reconhecimento ao trabalho prestado à população da região.

“A conclusão deste curso é mais uma entrega que estamos fazendo aos moradores da Estrutural. Passamos seis meses na região, realizando ações com resultados a longo prazo. Desta forma, os 32 alunos que estão recebendo os certificados poderão contribuir com a Segurança Pública na região, possibilitando maior interação entre a comunidade e as forças de segurança, com noção mais apurada de como trabalhar juntos e possibilitando uma maior eficácia nas resoluções de conflitos na cidade”, explica o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

O objetivo do curso era promover maior participação social nas ações de segurança da localidade, compreendendo a dimensão do tema “Segurança Cidadã”.

Destinado aos integrantes do Conselhos de Segurança, lideranças comunitárias, moradores, membros das forças de segurança, servidores da Administração Regional da Estrutural e de órgãos públicos, o curso teve duração de uma semana e ocorreu no auditório da Administração Regional da Estrutural.

O conteúdo programático incluiu disciplinas como Polícia e Comunidade, Segurança Cidadã, Violência e Criminalidade, Sistema de Segurança Pública do DF, Espaços Urbanos Seguros e A comunidade e a Segurança Pública na Implementação da Segurança Cidadã no DF.

De acordo com o coordenador do curso, o diretor de Resolução Pacífica de Conflitos da SSP/DF Henrique Neuto, a capacitação foi pensada para contribuir com a mudança de paradigmas na relação entre a comunidade e a Segurança Pública.

“Pensamos num novo formato de relacionamento com os moradores, na perspectiva de compreensão sobre a importância da participação social nas questões afetas à violência e a criminalidade local. O corpo docente foi um diferencial, pois contamos com professores de diversas instituições, como Universidade Católica, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), chefes locais das forças de segurança”, explica.

Para a aluna e coordenadora do grupo de costureiras Maria Costura, Maria Ivaneide, o curso foi importante para mediação de conflitos. “Trabalhamos com pessoas, lidamos com o público diariamente. Desta forma, o curso foi extremamente importante para sabermos lidar com as mais diferentes situações, as quais não estávamos preparados. O conhecimento adquirido vou levar para minha vida”, declara a aluna.

Homenagens

Durante a entrega de certificados, a SSP/DF homenageou os representantes das instituições parceiras, que atuaram durante a ASP na Estrutural.

O titular da SSP/DF ressaltou a importância do projeto, que integra o programa DF Mais Seguro. “Passamos este período de seis meses na região implementando ações que melhorassem de fato a vida da população, deixando uma cidade mais organizada, mais segura, estabelecendo protocolos voltados para questões previamente mapeadas por nossa equipe, como perturbação do sossego, venda de bebidas alcoólicas, operações policiais cada vez mais efetivas”, avalia. “Esta homenagem é muito simbólica e retrata a importância de cada um de vocês neste processo”, completa.

O subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira, também falou da importância do trabalho em parceria. “Temos muita satisfação em concluir mais um ciclo, iniciado há seis meses e que contou com a parceria de cada um de vocês. Foram diversas ações junto à população, reuniões, atendimentos e capacitações. Tudo muito compensador. Nosso agradecimento a cada um de vocês, pois fizemos jus ao nosso lema de que juntos somos forte, mas integrados somos imbatíveis”.

A administradora da Estrutural, Vânia Gurgel, agradeceu a realização do projeto na região. “Quero agradecer cada parceiro. Foi uma honra muito grande receber esse projeto de governo em nossa região. Não tenho dúvida que seguimos para ser a melhor cidade do DF”.

Uma das homenageadas, a supervisora da Seção de Apuração e Proteção da Vara da Infância e da Juventude do DF, Ana Luiza Müller, que atuou no eixo de enfrentamento qualificado à criminalidade, também ressaltou a importância do trabalho em conjunto.

“A integração dos órgãos é forte aliada na melhoria da eficiência, efetividade e qualidade das ações públicas. É uma honra participar dessa importante iniciativa governamental, que contribui para assegurar os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes com atuação protetiva”, conclui.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever