26.5 C
Brasília
24 abr 2024 22:37


Deputados distritais derrubam veto de reestruturação de carreiras de técnicos em enfermagem

Por Ana Paula Oliveira

Os deputados distritais derrubaram o veto de reestruturação das carreiras dos técnicos em enfermagem, na tarde dessa terça-feira (14/12). Além da votação de diversas emendas presentes na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2022. O Sindate (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem) pressionou os parlamentares para garantir a reestruturação de carreiras dos profissionais.

Neste ano, o Sindate chegou a lançar a campanha de 25 para 18, que busca a redução do tempo de carreira do técnico em enfermagem. Segundo o sindicato, diversos cargos da Secretaria de Saúde chegam ao fim da carreira aos 18 anos, já o técnico em enfermagem tem o encerramento da carreira aos 25 anos de serviço. Com a derrubada do veto, o tempo de progressão funcional do técnico em enfermagem poderá entrar em pauta.

Segundo o diretor do Sindate, Newton Batista, esse momento é de extrema importância para todos os profissionais de enfermagem, mas ressalta que a luta ainda não acabou. “continuaremos conversando com outros deputados para convencê-los a derrubarem os outros vetos”, disse.

Para o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), a derrubada do veto é mais um passo na conquista de melhorias para a categoria. “Precisamos do apoio da categoria para pressionar os parlamentares para a derrubada dos outros vetos. Garanto que continuarei lutando pelos profissionais da saúde”, frisou o parlamentar.

Vianna apresentou emenda que altera a Lei Complementar nº 840/2011, que trata do regime jurídico dos servidores públicos do Distrito Federal. A emenda foi aprovada, e agora os servidores terão direito ao Abono de Ponto – poderão tirar licença em casos de doença na família sem ser prejudicado no pagamento do salário.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever