Posto avançado leva vacina contra a covid-19, para os pets e orientações contra a dengue

Parceria entre as Secretarias de Saúde e de Segurança Pública também ofertou serviços como emissão da carteira de identidade

109
Print Friendly, PDF & Email

Por Humberto Leite

A população de São Sebastião fez fila, neste sábado (4), para receber a vacina contra a covid-19. Um posto avançado foi montado na Administração Regional para atender a todos os públicos elegíveis à vacinação. Para dar conta da grande demanda, servidores da Secretaria de Saúde atuaram em conjunto com policiais e bombeiros.

A ação conjunta foi a oportunidade para quem queria colocar a vacinação em dia, como a lactante Bruna Félix, de 27 anos. Sem desgrudar do pequeno Rafael, de um ano e dez meses, ela aproveitou a oportunidade para se proteger contra a pandemia. “Estava com medo, mas é muito importante se vacinar”, disse. Já as irmãs Érica e Edna Ferreira dos Santos, de 13 e 15 anos, exibiam com orgulho o cartão com todas as vacinas em dia, desde a infância. E elas estavam prontas para a segunda dose contra a covid-19.

Publicidade

Foi o terceiro dia do projeto chamado de Cidade da Segurança Pública, promovido pela Secretaria de Segurança com a participação de vários órgãos do DF. “A intenção é atuar de forma conjunta com as secretarias de governo do Distrito Federal, trazendo, mais que segurança, a possibilidade de que a população receba serviços de qualidade, e a saúde é uma das questões de prioridade”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

“É muito importante para nós aqui porque estamos aqui colocando a vacinação mais próxima da população”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache. “Vamos continuar fazendo essas ações onde a Secretaria de Saúde for chamada”, completou.

A vacinação contra a covid-19 segue até às 17h em outros 4 pontos e das 18h às 22h na Praça dos Cristais. Acesse o site da Secretaria de Saúde e veja onde se vacinar.

Vacinação também para cães e gatos

A iniciativa também incluiu a vacinação antirrábica para cães e gatos, bem como ofereceu os exames para detecção da leishmaniose visceral, popularmente conhecida como calazar. “Montamos aqui uma estrutura para ampliar a cobertura de vacinação contra a raiva”, explicou Aline Rubem, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de São Sebastião. Ela lembrou que em todos os dias úteis a vacinação de cães e gatos é oferecida na rede do DF.

Confira aqui os locais para vacinação antirrábica no DF.

“É algo não só para proteger o animal, é para proteger nós, humanos. É uma declaração de amor”, disse Maria Eugênia Brasil, tutora da cadela Luna. O animal fez a coleta de sangue e o resultado ficou pronto em 15 minutos: negativo.

Enquanto esperava, a moradora aproveitou para conferir o trabalho educativo sobre dengue e outras pragas, como escorpiões, ratos e barbeiros.

FONTEAgência Saúde DF
Artigo anteriorGrupo estuda como melhorar a assistência a pacientes de trauma
Próximo artigoMinistério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil