Saúde do DF comemora 10 anos do Hospital da Criança com apresentação da Orquestra Sinfônica

Gestores destacam empenho de funcionários e voluntários para garantir a maior qualidade no atendimento aos usuários

21
Print Friendly, PDF & Email

Referência no atendimento especializado a crianças e adolescentes, o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) completa 10 anos nesta terça-feira (23). O aniversário foi comemorado com um culto ecumênico e apresentações musicais, incluindo a Orquestra Sinfônica do Teatro Cláudio Santoro, sob o comando do maestro Cláudio Cohen, que tocou diversas músicas infantis e de filmes.

“Parabéns ao HCB, nota máxima em saúde!”, enfatizou Francisco Duda, presidente do Instituto do Câncer Infantil e de Pediatria Especializada (Icipe), responsável pela gestão do hospital. Francisco também destacou a atuação das equipes do HCB. “É uma cerimônia de gratidão. As autoridades aqui são vocês, funcionários, voluntários e usuários. É em nome de vocês que agradecemos. Que venham muitas décadas pela frente”, homenageou o presidente do Icipe.

O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, esteve presente na solenidade. “Brasília agradece ter um hospital desta qualidade. Hoje é dia de agradecer e parabenizar o corpo clínico e todos os que se envolvem no dia a dia do HCB. Tenho uma verdadeira admiração por tudo que é realizado aqui, principalmente por entregar qualidade, conforto, esperança e saúde para as crianças e seus familiares”, disse o secretário.

Publicidade

Quem roubou a cena foi o pequeno Luiz Felipe Rodrigues, de 4 anos, quando cantou a música “O caderno”, de Toquinho, acompanhado do pai e da musicoterapeuta que o atende há seis meses. Luiz tem síndrome nefrótica e é tratado no HCB desde dezembro do ano passado.

“Esse hospital é a continuação da nossa casa. Foi um momento muito difícil quando soubemos do diagnóstico dele e fomos muito bem acolhidos. Aqui estamos em família”, comentou, emocionada, Valda Rodrigues, a mãe de Luiz Felipe.

Referência no atendimento infantil

5,13 milhões
é o número estimado de atendimentos – incluindo exames laboratoriais, consultas, internações, sessões de quimioterapia, transfusões, cirurgias e exames de imagem – no HCB desde sua inauguração

Desde a inauguração, em 23 de novembro de 2011, o HCB já realizou mais de 5,13 milhões de atendimentos, incluindo exames laboratoriais, consultas, internações, sessões de quimioterapia, transfusões, cirurgias e exames de imagem. De todas as realizações, destaca-se o alto índice de satisfação do usuário: 97,5% dos familiares e 99,1% dos pacientes avaliam o atendimento como ótimo ou bom.

O ano de 2021 também foi especial para o hospital por entregas importantes. Ainda em janeiro foi entregue mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação.

Em outubro, foi inaugurada a nova área de Terapia Renal Substitutiva (TRS). Com a ampliação, a planta do setor foi modernizada, proporcionando mais conforto e segurança tanto às crianças quanto à equipe durante o atendimento.

Também no mês passado o HCB recebeu a doação de R$ 9,5 milhões do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) para aquisição e instalação de equipamento de ressonância magnética, que deve ser entregue em 2022.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorBRB lança programa para estimular a economia do Distrito Federal
Próximo artigoReceita libera consulta a lote residual do IRPF de novembro