Hospital da Criança de Brasília completa 10 anos

Unidade já realizou, ao longo de sua existência, mais de 5 milhões de atendimentos

50
Print Friendly, PDF & Email

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) vai completar, nesta terça-feira (23), 10 anos de serviços prestados à população do Distrito Federal. A unidade, que é referência em média e alta complexidade no tratamento de crianças e adolescentes, dos 29 dias de vida aos 18 anos, atingiu no final do mês de outubro a marca de 5.129.367 atendimentos de especialidades pediátricas.

Em números, o hospital fez 3 milhões e 157 mil exames laboratoriais e 713 mil consultas. Também foram realizadas mais de 271 mil diárias (175.919 internações e 95.806 hospital-dia), 62 mil sessões de quimioterapia, 76 mil raios X, 37 mil tomografias, dentre outros.

O HCB atingiu ótimos desempenhos em relação à satisfação do usuário, clima organizacional, apoio da comunidade de Brasília e em avaliações de órgãos de controle e de acreditação da gestão, e acumula certificações e reconhecimentos, isso porque tem uma gestão profissional comprometida com a transparência e atenção de forma integral centrada no paciente.

Publicidade

O hospital possui o selo de “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece a segurança, qualidade da gestão e melhoria contínua da cultura organizacional. Além disso, também recebeu o prêmio Quality Brasil 2021, referente à gestão de negócios, o comprometimento com o modelo latino-americano de excelência e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O trabalho do HCB já foi reconhecido pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, quem afirmou que “este Hospital poderia facilmente servir de modelo para outros países, um modelo para o mundo”.

Retrospectiva

Para celebrar o seu décimo ano de existência, o Hospital da Criança de Brasília promoveu uma série de ações ao longo de 2021. Em janeiro, houve a inauguração de mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação. Em fevereiro, o HCB começou a usar um neuronavegador híbrido, que traz mais segurança para cirurgias cerebrais. Em março, o Hospital doou mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis a instituições do DF que apoiam famílias mais vulneráveis na pandemia do coronavírus.

Em junho, o HCB inaugurou a exposição “Emoções”, com fotos de pacientes atendidos desde 2011. Em agosto, foi realizada cerimônia de homenagem aos mais de 300 voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) que atuam no Hospital.

FONTESecretaria de Saúde
Artigo anteriorHmib oferece Programa de Interrupção Gestacional prevista em lei
Próximo artigoInscrições abertas nos centros interescolares de línguas do DF