Setores da Secretaria de Saúde participam de capacitação na Opas

Objetivo é desenvolver o corpo administrativo da pasta para elaboração de termos de ajuste (TAs)

65
Print Friendly, PDF & Email

Gestores e servidores da Secretaria de Saúde participam, nestas quarta e quinta-feira (17 e 18), da Oficina para Implementação do Termo de Cooperação Técnica Internacional, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo dos encontros é capacitar o corpo administrativo da SES para elaboração de termos de ajustes (TAs).

A ideia da oficina é aprimorar e desenvolver os gestores e servidores das equipes e muni-los com ferramentas para tramitação dos TAs, em todas etapas: negociação, planejamento, formalização, execução, monitoramento, avaliação e encerramento.

Assim, cada setor da Secretaria estará habilitado a elaborar seu próprio termo de ajuste, que será, futuramente, acrescentado ao 111º Termo de Cooperação Técnica Internacional (TC). “É um momento muito importante porque os senhores vão nos alimentar com o que é possível fazer em benefício da população do Distrito Federal”, destaca o secretário de Saúde, general Pafiadache.

Publicidade

O TC foi assinado no último dia 5, entre a Opas, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde. O documento está organizado em torno de oito eixos estratégicos, os quais contemplam vigilância, prevenção e promoção em saúde, fortalecimento da atenção primária, modernização de processos, educação profissional e fortalecimento da gestão. O objetivo é qualificar a Secretaria em diversos níveis para garantir a cobertura e o acesso universal à saúde pela população do DF.

“Durante esses dois dias, além de aprender, praticar e buscar o conhecimento, gostaria que, com o olho de cada área, os senhores já percebessem onde e como podemos utilizar melhor as possibilidades que a Opas nos oferece”, enfatiza o secretário.

FONTESecretaria de Saúde
Artigo anteriorSenado aprova dia de homenagem às vítimas de covid-19
Próximo artigoSultanato de Omã comemora 51 anos de renascimento