Dia D de vacinação contra Covid no DF está marcado para 20 de novembro

Para alcançar quem ainda não procurou os pontos de vacinação, as equipes da Saúde irão até as principais feiras e à Estação Central do Metrô

53
Print Friendly, PDF & Email

Por Ana Paula Oliveira

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal promoverá o Dia D da Campanha de Vacinação contra a covid-19, no sábado, 20 de novembro. As equipes da pasta irão atuar em nove feiras populares e na Estação Central do Metrô, localizada na Rodoviária do Plano Piloto. O foco será o público de 257.717 pessoas, que ainda não tomaram a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19.

No caso da segunda dose e doses de reforço e adicional, no Dia D, esse público deve procurar uma das unidades básicas de saúde para receber o imunizante. Atualmente, a cobertura vacinal do DF está em 87,74% com a primeira dose e 68,74% com a segunda dose ou dose única.

Publicidade

A mobilização do Dia D contará com, além das equipes da Secretaria de Saúde, as administrações regionais, as administrações das feiras e do Metrô-DF.

Confira a programação:

– Feiras populares e Rodoviária do Plano Piloto: primeira dose para quem tem 18 anos ou mais
– Unidades básicas de saúde: primeira dose para adolescentes, segunda dose para todo o público vacinável que está no prazo da D2 e doses de reforço e adicional.

A Secretaria irá divulgar a lista com os pontos de atendimento, ainda nesta semana.

“O objetivo do Dia D é buscarmos, de forma didática e pedagógica, pessoas que ainda não iniciaram o processo de imunização. Estimamos que aproximadamente 250 mil pessoas de 12 anos ou mais ainda não tomaram a primeira dose”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

A ação nesses pontos de grande circulação de pessoas é uma forma de levar a vacina até aqueles que, por algum motivo, não puderam ir aos pontos de vacinação. De acordo com a Secretaria de Saúde, há doses de vacina disponíveis para aplicação da primeira dose em toda essa população que ainda não recebeu o imunizante.

Já para aqueles que iniciaram o ciclo vacinal e estão no prazo para a D2, as vacinas estão garantidas. Lembrando que a segunda dose da CoronaVac é aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Já a D2 da vacina Pfizer-BioNTech e AstraZeneca é aplicada 56 dias após a primeira dose. Por isso é importante conferir o cartão de vacina.

Matéria atualizada às 17h

Artigo anteriorESCS abre inscrições para os cursos de especialização voltados para as áreas da saúde
Próximo artigoComissão especial aprova proposta que assegura administrador em equipes de Saúde