28.5 C
Brasília
25 abr 2024 19:43


Vacina BCG é aplicada nas maternidades públicas, Casa de Parto e em dias específicos nas unidades básicas de saúde

Imunizante é a principal forma de prevenir tuberculose em crianças; saiba quais são os dias de aplicação nas UBSs

A vacina BCG é ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e é a principal maneira de prevenir formas graves de tuberculose. Sua aplicação deve ser feita ao nascer, ainda nas maternidades, ou o mais precocemente possível.

Segundo a enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, atualmente todas as maternidades públicas do Distrito Federal oferecem a BCG. A Portaria nº 581/2018 estabeleceu a implantação do imunizante nas maternidades públicas, Casa de Parto e Institutos de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

“Na Casa de Parto de São Sebastião a vacina BCG sempre foi administrada. Em 2018, foi implantada primeiramente no Hospital Regional de Santa Maria e, desde de 2018, vem sendo ofertada em algumas maternidades públicas, sendo que algumas concluíram o processo de implantação em 2021 e hoje todas aplicam a vacina”, explica Fernanda.

Unidades básicas de saúde

A enfermeira destaca que a aplicação da BCG quando feita na maternidade garante uma melhor cobertura vacinal, uma vez que para algumas famílias se torna mais difícil, após a alta hospitalar, procurar uma UBS para vacinar o bebê.

Entretanto, caso não ocorra ainda na maternidade, as unidades básicas de saúde realizam a administração da BCG em dias específicos. Isso porque, de acordo com Fernanda, há alguns anos essa vacina estava com distribuição restrita devido aos laboratórios produtores não conseguirem ofertar o imunobiológico em quantidade necessária.

“Assim, para não haver perda, pois a vacina vem em frascos multidoses – de 10 ou 20 doses – a orientação foi que o imunizante fosse ofertado em dias específicos para otimizar o seu uso, evitando o desperdício e a falta do imunobiológico”, informa a enfermeira.

É fundamental que a vacina continue sendo disponibilizada nas UBSs, pois algumas crianças não recebem na maternidade pública. Os motivos podem estar relacionados a contraindicações temporárias, como em bebês com menos de 2 kg, ou por não ter sido administrada antes da alta hospitalar. Além disso, Fernanda ressalta que muitas crianças nascem em maternidades privadas ou em domicílio.

Confira aqui os dias e os locais de aplicação da vacina BCG nas UBSs.

Quando tomar?

Na rotina do calendário nacional de imunização a vacina BCG deve ser administrada em dose única, o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.

“A vacina é disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Não existe indicação de revacinação, mesmo que a criança não apresente cicatriz vacinal, mas tenha registro de vacinação”, reforça Fernanda.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever