22.5 C
Brasília
18 abr 2024 00:47


Estratégia Saúde da Família reforça acompanhamento de usuários do SUS no DF

Cada profissional da atenção básica tem um papel importante na UBS

“Nosso objetivo é acompanhar as pessoas ao longo do seu ciclo de vida para desenvolver ações tanto de prevenção quanto de cura e reabilitação”Danilo Amorim, médico de família e comunidade

Da vacina que chega à população até um atendimento de maior urgência, é na Atenção Primária à Saúde (APS) que a maioria dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorre diariamente. São essas unidades que o paciente deve procurar; e, caso seja necessário, será encaminhado para outro nível de assistência à saúde.

Unidades básicas de saúde são a porta de entrada para o atendimento integral à população | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Na estrutura organizacional de cada Unidade Básica de Saúde (UBS), cada profissional tem sua função, e toda a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) atua de maneira sincronizada. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é responsável por aproximar a população do SUS, trabalhando com mapeamento e cadastramento dos dados sociodemográficos da população de abrangência das unidades. O ACS identifica as situações de risco coletivo e individual dos moradores da sua área, direcionando o atendimento.

São atividades que exigem dedicação intensa. “Hoje me sinto realizada, muito feliz e orgulhosa pela função que exerço, e também me sinto útil na vida das pessoas”, destaca a ACS Egrimar Telma, que atua há cinco anos na Equipe Verde da UBS 17 de Ceilândia A mesma sensação é compartilhada pela técnica de enfermagem Maria Lucilene, da mesma unidade: “Eu gosto muito da função que exerço, gosto de ajudar os pacientes e realizo isso todos os dias com muita alegria”.

Acompanhamento

Profissionais da Estratégia Saúde da Família atendem todos os ciclos de vida, do bebê ao idoso

Ao chegar a uma UBS, o usuário entra em contato com o enfermeiro ou técnico de enfermagem, profissionais que atuam com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. Essas atividades incluem exames físicos, averiguação de pressão arterial, pesagem, curativos, prescrição de medicações e, caso necessário, solicitação de exames laboratoriais ou encaminhamento ao médico de família e comunidade.

O médico de família e comunidade Danilo Amorim explica: “Nosso objetivo é acompanhar as pessoas ao longo do seu ciclo de vida para desenvolver ações tanto de prevenção quanto de cura e reabilitação. Como trabalhamos com uma população definida por um longo período de tempo, passamos a conhecer muito mais do que a parte clínica do paciente, como o contexto em que ele vive. Dessa forma, conseguimos saber a necessidade de saúde dessa população.”

Trabalho integrado

Um dos serviços oferecidos pela APS é o de saúde bucal, que busca ampliar o acesso às ações de promoção, prevenção e recuperação por meio de medidas individuais e coletivas. Em caráter complementar às equipes de ESF, há ainda o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), composto por uma equipe multidisciplinar formada por farmacêutico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

O Distrito Federal possui 176 UBSs com modelo de atendimento de ESF. Os profissionais que compõem a ESF atendem todos os ciclos de vida, do bebê ao idoso, atuando ainda em acompanhamento gestacional e outros tipos de atendimento.

As UBSs também têm farmácias e salas de vacina, que oferecem imunizantes do calendário nacional de imunização durante todo o ano. Já os pacientes com dificuldade de locomoção contam com atendimento em casa. As visitas são agendadas por meio de solicitação junto à própria UBS.

“A Atenção Primária à Saúde, enquanto estratégia de organização da Rede de Atenção à Saúde do Distrito Federal, de forma contínua e sistematizada, está apta a responder de forma resolutiva a maior parte das necessidades de saúde do território, integrando ações preventivas e curativas, assim como a atenção a indivíduos e comunidade”, reforça o coordenador da APS, Fernando Erick Damasceno.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever