27.5 C
Brasília
23 abr 2024 19:49


Materno infantil do hospital de Sobradinho segue com bandeira negra até que reparos na rede elétrica sejam concluídos

Secretário de saúde, general Pafiadache, visitou o local na manhã desta quinta-feira

​O secretário de saúde, general Pafiadache, visitou na manhã desta quinta-feira (23) o bloco Materno Infantil do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) para verificar a situação do local, após dois incidentes na parte elétrica, um ocorrido na área interna e outro na rede externa. “O importante é destacar que foram tomadas as medidas corretas e rápidas para restabelecer primeiro a assistência e, depois, a infraestrutura. A direção agiu rapidamente para garantir os cuidados aos bebês e mães que aqui estavam”, informou.

A bandeira negra foi decretada e segue mantida nesta quinta-feira até que os reparos sejam efetuados e os atendimentos possam ser retomados com segurança. De acordo com a superintendente da Região de Saúde Norte, Sabrina Gadelha, a medida vale para o bloco Materno Infantil. “As demais áreas do hospital estão funcionando normalmente”, afirmou.

A Neoenergia já foi acionada para efetuar com urgência os reparos para que o hospital volte à sua normalidade o mais breve possível. Assim que for garantido o funcionamento adequado da rede elétrica, a direção do hospital vai tomar as medidas para retomar os atendimentos no local.

Providências

O secretário de saúde reforçou que a rede pública e conveniada foram imediatamente acionadas para receber os pacientes e nenhum ficou desassistido. “Durante o dia foi feito movimento interno dos pacientes sempre com a preocupação da segurança”, pontuou.

Segundo a diretora do HRS, Juliana Queiroz, após a equipe de manutenção ter constatado que a energia não voltaria naquele momento na UTI Neonatal, os pacientes foram deslocados para outra ala do hospital apta a recebê-los com segurança. “Não teve nenhuma intercorrência com os bebês e o atendimento às gestantes continuaram normalmente, já que a falta de energia foi na UTI Neonatal”, explicou.

Pacientes transferidos

A superintendente da Região Norte ressaltou que o HRS recebeu imediatamente apoio de hospitais da rede que se manifestaram para receber os bebês e as mães. Os pacientes foram transferidos com a ajuda do Serviço Móvel de Urgência (S​amu) e ambulâncias do Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (NARP).

Secretário de Saúde, general Pafiadache, em visita ao HRS – Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Os pacientes da UTI Neonatal foram transferidos para o Hospital São Francisco (3); Hospital Santa Marta (2). Os da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) foram transferidos para o Hospital Regional da Asa Norte (2); e Hospital Regional de Planaltina (1).

As gestantes de alto risco foram recebidas no Hospital Materno Infantil de Brasília Dr. Antônio Lisboa (3), no Hospital Regional da Asa Norte (6) e no Hospital Regional de Taguatinga (1).

Além disso, três gestantes em trabalho de parto foram transferidas para o Hospital Regional de Planaltina.​

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever