27.5 C
Brasília
18 abr 2024 14:26


Sejus leva programa social do governo Ibaneis até a Estrutural

Entre os serviços oferecidos estão a emissão de RG, atendimentos no Procon, no Na Hora e também em áreas jurídicas e da Saúde

Desde que foi oficialmente instituído pelo Governo do Distrito Federal, em abril de 2019, pelo Decreto nº 39.775, o programa Sejus Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), já passou por 11 administrações regionais, atendendo mais de 72 mil pessoas.

Nesta semana, o projeto desembarca na Estrutural trazendo como novidade uma parceria com a Defensoria Pública do DF: a Carreata Itinerante. Os atendimentos gratuitos serão nesta quinta (17) e sexta-feira (18) das 9h às 17h, na Praça Central, ao lado da administração regional. É obrigatório o uso de máscaras e haverá distribuição de álcool gel.

“O programa é uma política de Estado que chega à Estrutural reunindo várias ações com praticidade e agilidade. Além do atendimento jurídico, há todo um atendimento de cidadania com atuação de vários órgãos em parceria com a secretaria”, explica a titular da Sejus, Marcela Passamani.

Projetada com acesso para pessoas com deficiências, sala de reuniões e autonomia de funcionamento para até 8h, a unidade móvel pode atender até 13 pessoas simultaneamente com demandas jurídicas. “A ideia é incluir serviços da Defensoria Pública no programa Sejus mais Perto do Cidadão, com atendimentos voltados para crianças, adolescentes e todo o seu ambiente familiar”, complementa a secretária.

Como o próprio nome diz, a ideia do Sejus mais perto do Cidadão é se aproximar da população com ações de cidadania, oferecendo serviços sociais essenciais. Entre os trabalhos que estarão à disposição da população nesses dois dias está a emissão da carteira de identidade (1ª e 2ª via), além de atendimentos no Procon e no Na Hora.

A população também terá oportunidade de ser assistida por profissionais da Saúde como enfermeiras, oftalmologistas, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

A programação também inclui serviços de barbearia e a carreta da beleza para as mulheres. Segundo a administradora da Estrutural, Vânia Gurgel, a expectativa é de cerca de 2.500 pessoas passem por lá por dia.“Estamos de braços abertos para receber a Sejus aqui na Estrutural, uma cidade que precisa muito da atenção de outros órgãos”, agradece a administradora. “Esse programa traz muitas ações que a cidade precisa e que vai beneficiar bastante cidadãos”, reforça a gestora.

Graças à parceria com outros órgãos, o público beneficiado com as ações de prestação de serviços da Sejus vai contar também com uma programação alternativa. Uma delas é a exposição Museu das Drogas, com orientações sobre prevenção e combate ao uso de drogas dados pela Polícia Civil. Já temas voltados à alimentação saudável e sustentável serão abordados no projeto Cozinha Brasil, realizado em parceria com o Sesi-DF.

Na Feira de Talentos serão vendidos produtos de artesanato confeccionados por pessoas atendidas pelo Programa Pró-Vítima. Acompanhado do mascote Brasinha, o Corpo de Bombeiros do DF terá atividades com as crianças, além de uma exposição sobre primeiros socorros.

“Esse tipo de evento tem muita relevância para a corporação porque é uma forma do Corpo de Bombeiro estar presente nas comunidades mais carentes”, explica o tenente-coronel Leomax Júnior, do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

“Geralmente realizamos ações explicando sobre a nossa cultura, o que somos e como atuamos, além de fazer um trabalho de prevenção sobre acidentes domésticos e primeiros socorros”, detalha o militar.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever