Ortopedista alerta para os cuidados com a postura inadequada no home office

Especialista aponta para importância de manter o local de trabalho de forma apropriada, evitando as dores, lesões e problemas futuros com o corpo

47
Print Friendly, PDF & Email

Por Luzinete Alves

Trabalhar de casa sempre trouxe a sensação de conforto e comodidade, mas na verdade é preciso ter atenção e cuidados relevantes com a postura. O uso inadequado de equipamentos, móveis incompatíveis, falta de apoio correto para os braços, pernas e cabeça, podem causar dores musculares e nas articulações, relacionadas à postura. O Dr. Michal Kossobudzki, vem notando possíveis causas que podem potencializar as dores incômodas durante o expediente de trabalho home office com base nas queixas de seus pacientes durante a pandemia.

Com pouco mais de um ano, a pandemia vem deixando rastros de problemas relacionados à nova rotina de trabalho, onde as casas se tornaram escritórios e salas de aulas. Desde então, pessoas passaram a reclamar de dores constantes e incômodo ao longo das atividades, e para o Dr. Michal tudo isso pode e precisa ser evitado o quanto antes para no futuro, não levar a problemas maiores. ”Venho atendendo muitas reclamações de dores nos ombros, nos punhos, na coluna vertebral, e a primeira coisa que alerto aos meus paciente que estão trabalhando em suas casas é, a necessidade de ter o local e a estrutura correta para o trabalho”, explica o Dr. que ressalta que para o sucesso do tratamento é importante que se tenha um bom ambiente de trabalho.

Publicidade

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para identificar como a pandemia tem afetado a vida em diversos aspectos revelou que 41% das pessoas que participaram sentem dores na coluna. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, esse número era de 18,5%. O fator da adoção do trabalho remoto, devido a pandemia, vem levando muitos trabalhadores a permanecerem muito tempo em frente ao computador de forma inadequada, e chamou a atenção dos especialistas.

Sobre a pesquisa

 

Para o Dr. o aumento do tempo sedentário e a postura incorreta precisam de atenção. Para orientar os pacientes, ele indica, além da prática de atividade física regular, os cuidados ergométricos, levando em consideração que o posto de trabalho precisa ter elementos favoráveis ao plano de trabalho.  “A coluna precisa acompanhar a curvatura da cadeira e ter apoio para os braços. O ideal para a mesa é que os braços formem um ângulo de 90 graus, com braços e ombros relaxados, pulsos retos, e que os olhos estejam alinhados com a parte superior da tela do computador, com 50 centímetros de distância, e  que os pés estejam apoiados em um suporte, ou totalmente no chão”, finaliza o médico, que também reconhece a necessidade de fazer pausas de até 15 minutos para um alongamento.

Dr. Michal Kossobudzki

Cirurgião especialista em Ortopedia e medicina esportiva, é a 4ª geração de médicos na família. Possui larga experiência no diagnóstico e tratamento de lesões complexas do joelho, sendo elas conservadoras (não cirúrgico) ou cirúrgicas. Formado em Medicina pela UnB, fez Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Clínica de Fraturas da XV e Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR). Após, fez especialização em cirurgia de joelho, Artroscopia e Medicina Esportiva no Instituto Cohen em São Paulo (SP).

Aprovado em concursos em São Paulo (SP) e Brasília (DF), foi médico da Secretaria de Saúde no Hospital Regional de Santa Maria de 2010 a 2014. Atuou na chefia da ortopedia dos hospitais Santa Helena e Hospital Brasília (2014-2019), sendo ex-sócio administrador de Clínica no Lago Sul e, atualmente, sócio fundador e CEO da Clínica de Cirurgia do Joelho que leva seu nome na Asa Norte, desde março de 2019. Possui conhecimentos nos mais atualizados métodos para o tratamento de enfermidade, é reconhecido por sua postura ética, respeito à individualidade e atendimento humanizado.

SERVIÇO

CLÍNICA DE CIRURGIA DO JOELHO DR. MICHAL KOSSOBUDZKI

EndereçoQuadra 2 Bloco B EDIFÍCIO CLEO OCTÁVIO SALA 1505, SHCN, Brasília – DF, 70710-146

Site : www.drmichal.com.br

https://www.facebook.com/Michal-Alexander-Kossobudzki

Artigo anteriorButantan abre pré-cadastro de voluntários para testes com a ButanVac
Próximo artigoGestão de Ibaneis realiza 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa, nessa sexta (18)