Etiópia e Brasil comemoram 70 anos de amizade diplomática

Autoridades brasileiras e etíopes se encontraram virtualmente nesta semana, o encontro foi conduzido por S.E. Embaixador Redwan Hussien, Ministro de Estado de Assuntos Políticos e S.E. Embaixador Kenneth Nóbrega, Subsecretário para Oriente Médio, Europa e África .

17
Print Friendly, PDF & Email

Por Fabiana Ceyhan

Os participantes felicitaram-se pelos 70 anos de amizade e parceria estratégica Etiópia-Brasil, trocaram também informações sobre desenvolvimentos políticos nacionais e cooperação em questões regionais e internacionais de interesse mútuo.

O Embaixador Redwan Hussien atualizou o subsecretário sobre os recentes acontecimentos na Etiópia e na região do Chifre da África, a Grande Barragem da Renascença Etíope e as próximas eleições na Etiópia.
O Embaixador enfatizou particularmente o compromisso da Etiópia com a resolução pacífica da disputa de fronteira com o Sudão, bem como a necessidade de intensificar os esforços de ajuda humanitária que o governo está empreendendo na região de Tigray

Publicidade

O Embaixador Redwan destacou o interesse da Etiópia em fortalecer os laços bilaterais com o Brasil em uma série de áreas, incluindo agricultura e desenvolvimento de infraestrutura.
Por sua vez, o Embaixador Kenneth explicou as possibilidades de fortalecer ainda mais a cooperação entre os dois países nas áreas econômica e de segurança. O Embaixador Kenneth também observou a necessidade de trabalhar para aprimorar o fluxo comercial e de investimentos entre os dois países e o compromisso do Brasil nesse sentido.

A necessidade de fortalecer ainda mais a cooperação técnica bilateral, especialmente nas áreas de aumento da produção de algodão, manejo de solos ácidos, manejo florestal e aumento da produção de café, foi levantada durante as discussões. Também foram discutidos acordos bilaterais entre #Etiopia e #Brasil, bem como possíveis áreas de cooperação em fóruns multilaterais.

Ambas as partes concordaram em trabalhar em colaboração para aumentar ainda mais o fluxo de comércio, investimento e turismo entre a Etiópia e o Brasil.

FONTEFolha da Comunidade DF
Artigo anteriorSTF: Mayra Pinheiro poderá ficar em silêncio, na CPI da Pandemia, sobre fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021
Próximo artigoDF será contemplado com oito campos sintéticos