21.5 C
Brasília
19 abr 2024 03:16


Confira as principais dicas de alimentação para o combate à hipertensão 

Coordenadora do curso de nutrição da Anhanguera comenta quais são os principais alimentos que ajudam no combate à doença  

Por Michelle Araújo 

Celebrado na segunda-feira, o dia 17 de maio é lembrado como Dia Mundial da Hipertensão, uma condição clínica que conhecida como pressão alta, causada por um aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz quando circula pelas artérias do corpo. Em estudos recentes, estima-se que cerca de 30% dos brasileiros sofrem com a doença.

Na maioria dos casos, os sintomas que identificam que uma pessoa sofre de hipertensão são silenciosos. Quando a doença está em estágio mais avançado, é comum sentir com frequência: dores de cabeça e no peito, falta de ar, tontura, visão embaçada e até mesmo, problemas no ouvido.

Um dos principais fatores de risco da Hipertensão está na má alimentação e sedentarismo. “É extremamente necessário que as pessoas façam acompanhamento médico e nutricional, mantenham seus exames de saúde em dia e busquem fazer alimentações balanceadas além da prática de atividades físicas”, diz Thaliane Dias Mack, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Segundo a professora, não só pessoas hipertensas, mas todos devem consumir diariamente alimentos ricos em fibras, proteínas, potássio, magnésio, como:

  • Frutas
  • Carnes como peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas;
  • Gorduras boas, derivadas do amendoim, da castanha, avelãs e azeite;
  • Grãos Integrais
  • Legumes e verduras
  • Leite e derivados desnatados.

Atendimento nutricional

O Núcleo de Prática de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília, Pistão Sul, oferece serviços clínicos gratuitos à população. O agendamento pode ser feito pelos telefones: Presencial:  61 3353-7932 | On-line: 61 99869-5666 (o contato deve ser feito por whatsapp). O atendimento presencial é feito no endereço QS 01, Rua 212 – Lotes 11, 13 E 15, s/n, Águas Claras, Taguatinga, DF.  

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em 1.221 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.673 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever