19.5 C
Brasília
16 abr 2024 06:31


Programa de Órtese e Prótese será ampliado no DF

Durante cerimônia realizada nesta terça-feira (18), foram entregues 40 cadeiras de banho e 10 cadeiras motorizadas

Por Lívia Davanzo

Em cerimônia realizada, nesta terça-feira (18), no Palácio do Buriti, foi anunciada a ampliação do Programa de Órtese e Prótese desenvolvido pela Secretaria de Saúde. A ação é resultado de parceria entre a Pasta e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência e vai ampliar o atendimento a pessoas com deficiência cadastradas no programa.

Na ocasião, foram entregues de forma simbólica 40 cadeiras de banho e 10 cadeiras motorizadas adquiridas para atendimento específico de pessoas com deficiência com maior comprometimento de suas funções motoras. Os beneficiados foram pessoas já cadastradas no programa.

“O que o governador Ibaneis Rocha e esse time fazem é voltar a dar esperança e dignidade à população do DF, é voltar a ter cidadania e o direito de ir e vir”, destacou o vice-governador Paco Britto.

O secretário de saúde, Osnei Okumoto, explicou que as pessoas que precisam de órteses e próteses e outros materiais especiais poderão fazer o cadastramento no site agenda.df.gov.br e marcar uma avaliação para que possam receber o atendimento necessário. Além disso, destacou a abrangência do programa. “Só no ano de 2020 foram entregues mais de 2 mil cadeiras de rodas”, informou.

Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, essa parceria é mais que uma entrega. “Eu, como pessoa com deficiência, quero agradecer esse momento histórico em que somos respeitados e vistos muito além do que a deficiência que temos e, principalmente, temos a oportunidade de construir nossa caminhada e sermos protagonistas da nossa própria história”, enfatizou.

O evento contou ainda com a presença de outras autoridades locais.

Investimento

A Secretaria de Saúde adquiriu 32 cadeiras motorizadas, ao custo médio de R$ 4.498,00 a unidade. Dentro desse quantitativo já constam as dez entregues na cerimônia. Por meio da parceria entre as Pastas, serão entregues, ao longo deste ano e do próximo, em torno de 1,2 mil cadeiras de rodas, divididas entre: cadeiras de rodas para adultos, cadeiras infantis, cadeiras para obesos e cadeiras de banho.

As cadeiras foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando Almeida, no valor de R$ 1,5 milhão.

Beneficiados

Paulo Santos Lima, de 61 anos, morador do Riacho Fundo, representou os beneficiados e recebeu simbolicamente as cadeiras na cerimônia. Feliz, ele agradeceu ao governo e comemorou a sua cadeira motorizada. “Vai facilitar o meu dia a dia, pois são muitas barreiras que nós pessoas com deficiência enfrentamos”, relatou. Aos 29 anos, Paulo teve um tumor na coluna e desde então depende da cadeira de rodas.

O segurança Victor Hugo Cavalcante Reis, de 18 anos, enfrenta há seis meses os desafios impostos pela perda dos movimentos, após levar um tiro que atingiu a medula espinhal. Acompanhado da mãe e do irmão, ele recebeu uma das cadeiras de banho entregues no evento. “Essa cadeira é importante para me dar mais autonomia, trazer independência e mobilidade”, contou.

Mesa ginecológica

Ainda durante o evento, o secretário Flávio Pereira dos Santos anunciou a doação de uma mesa ginecológica para a Secretaria de Saúde. “A mesa ginecológica acessível vai permitir que mulheres com deficiência tenham melhor qualidade no atendimento dentro da rede pública”, disse.

Okumoto agradeceu a doação e informou que a mesa ginecológica de alta complexidade vai permitir atender pacientes no Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu), localizado na Asa Sul.

A mesa foi doada pelo movimento Virada Feminina.

Programa de Órtese e Prótese

O programa atende pacientes para confecção de órteses e próteses ambulatoriais, além de fornecer cadeiras de rodas, de banho, palmilhas, calçados especiais, andadores, bengalas e próteses mamárias.

Os usuários que necessitam requisitar órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e materiais especiais ambulatoriais podem agendar avaliação pelo site agenda.df.gov.br.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever