25.5 C
Brasília
24 abr 2024 12:09


Jardins Mangueiral ganha Unidade Básica de Saúde

Primeiro equipamento público de saúde da região conta com três equipes de Estratégia Saúde da Família e de Odontologia

Os moradores do Jardins Mangueiral foram beneficiados nesta sexta-feira (14) com a inauguração da primeira unidade básica de saúde da região. A UBS 1 do Jardins Mangueiral vai contar com três equipes de Estratégia Saúde da Família e três equipes de saúde bucal e vai atender toda a população do setor, estimada em 24 mil pessoas.

O governador Ibaneis Rocha destacou que os moradores dos Jardins Mangueiral sofreram anos sem nenhum tipo de equipamento público, no entanto, ressaltou que sua gestão não poderia se esquecer dessa população.

“Temos vários projetos para essa região. Uma unidade básica de saúde vai dar mais qualidade de vida para a população poder usufruir. Não vai precisar sair pra longe para conseguir atendimento médico. Meu governo não vende sonhos, ele faz entregas e realiza”, afirma.

A UBS 1 do Jardins Mangueiral teve a obra iniciada em 22 de abril de 2020 e foi concluída no último dia 12 de abril. É o primeiro equipamento público de saúde construído para atender o Jardins Mangueiral. A nova unidade conta com 25 salas para atender a população local. O prédio possui 737 metros quadrados além dos consultórios, salas de coleta, farmácia, medicação, triagem e vacinação. O valor total investido foi de R$ 2.976.187,97.

Representando o secretário de saúde, Osnei Okumoto, a secretária adjunta de Assistência, Raquel Beviláqua, destacou a importância de inaugurar uma UBS na região. “Este é o primeiro equipamento público de saúde no Jardins Mangueiral, essa é uma comunidade vulnerável que precisa de ter uma UBS exclusiva para acompanhar a população”, explica.

De acordo com o superintendente da Região de Saúde Leste, Sidney Sotero, a UBS do Jardins Mangueiral é uma demanda antiga, que possibilitará a criação de uma relação de vínculo, troca e acolhimento dessa população atendida e as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que irão acompanhá-los no dia a dia. “Pacientes crônicos, idosos, gestantes e crianças serão os mais beneficiados, pois é um público que necessita de acompanhamento”.

Atendimento

A UBS 1 do Jardins Mangueiral vai funcionar das 7h às 17h e contará com três equipes de estratégia Saúde da Família, que será ampliada gradativamente. O atendimento na UBS 1 começou imediatamente após a inauguração.

A aposentada Maria Emília Goes, de 64 anos, aproveitou o primeiro dia de funcionamento da UBS para tomar a vacina contra Influenza. Ela conta que ficou sabendo da inauguração do local pela associação dos moradores, que informou toda a população.

“Essa UBS é quase de frente a minha casa e vai ajudar muito na hora que precisar de atendimento médico, até mesmo uma vacina. Antes, eu me deslocava até a Asa Norte pra tomar uma vacina ou recorria até a unidade de São Sebastião. Nós, moradores do Jardins Mangueiral, precisávamos de um equipamento de saúde”, relata.

Maria das Graças da Silva, de 70 anos, esteve na UBS para tomar a vacina contra a gripe e saiu muito satisfeita com o atendimento. “Recebi um atendimento excelente, com bastante acolhimento. É muito bom ter equipes médicas perto de casa”, avalia.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever