21.5 C
Brasília
19 abr 2024 02:49


Secretaria de Saúde do DF retoma cirurgias eletivas que não precisam de leito UTI de retaguarda

Decisão leva em conta o cenário epidemiológico do momento e a abertura do Hospital de Campanha do Gama

A Secretaria de Saúde (SES) autorizou a retomada das cirurgias eletivas que não necessitam da reserva de um leito de UTI pós-cirúrgico. Desde fevereiro, os procedimentos haviam sido suspensos em toda a rede pública de saúde, sendo autorizados somente nas especialidades de oftalmologia, oncologia, cardiologia, transplantes, além dos judicializados.

Segundo a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, a liberação dos procedimentos ocorreu após análise técnica da pasta considerando o cenário epidemiológico atual da covid-19. “Hoje, a taxa de transmissão do coronavírus está em 0,98 e a ocupação dos leitos com suporte de ventilação mecânica está em 80,2%”, informou Raquel, que explicou o esforço da pasta para possibilitar a retomada.

Cenário epidemiológico do DF será analisado semanalmente

“Esse retorno gradual também foi possível graças ao aumento da oferta dos leitos do Hospital de Campanha do Gama”, disse a gestora. “Desta forma, iniciamos a desmobilização dos leitos de modo a permitir a retomada dos serviços de cada unidade.”

Semanalmente, o cenário epidemiológico no Distrito Federal será analisado, bem como os estoques de medicamentos utilizados para procedimentos de intubação e na sedação dos pacientes. Atualmente, a rede está abastecida com esses insumos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever