24.5 C
Brasília
23 abr 2024 11:01


“Sangue é Vida” leva servidores para doação no hemocentro

Há transporte disponível para os previamente agendados. Veja os critérios necessários para participar da campanha

Um grupo de dez servidores participou nesta terça-feira (27) da campanha Sangue é Vida, fazendo doações na Fundação Hemocentro de Brasília. A ação foi promovida pela Secretaria Executiva de Qualidade de Vida e Valorização do Servidor (Sequali), da Secretaria de Economia.

Segundo o Hemocentro, os estoques de sangue diminuíram consideravelmente devido à pandemia. Por isso, é necessário contar com a solidariedade da população para manter a coleta em níveis adequados.

Os interessados podem agendar individualmente a doação pelo site ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160

Segundo a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria, a expectativa é promover a conscientização entre os servidores do GDF para que adquiram o hábito de doar, gerando ações além do período da campanha. “A mobilização dos servidores para doação de sangue é um gesto de atenção que oferecemos a quem mais precisa”, detalhou.

Servidores previamente agendados contaram com transporte até o Hemocentro de Brasília nesta terça (27), o que se acontecerá também nesta quarta-feira (28).

A subsecretária de Valorização do Servidor da Sequali, Jozélia Praça de Medeiros, foi uma das doadoras. Segundo ela, esse é um momento fundamental para exercer essa contribuição.

“Esta é uma oportunidade de poder ajudar aqueles que estão precisando, especialmente neste momento de pandemia. Nós estamos aqui para incentivar nossos servidores porque temos muito a oferecer. Se cada um se conscientizar, poderá perceber que tem muito a contribuir com o próximo”, destacou.

A servidora Juliana Tolentino, diretora executiva da Escola de Governo (Egov), doou sangue pela primeira vez e pretende tornar isso um hábito. “Doar sangue é doar vida. É uma forma de retribuirmos a saúde e a vida que nós temos. Acho que é muito importante, e todos deveriam ajudar”, defendeu.

Agendamento

A campanha Sangue é Vida continua incentivando a doação dos servidores até o dia 7 de maio. Os interessados podem agendar a doação pelo site  ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160. O horário do atendimento telefônico é das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h nos sábados, domingos e feriados.

Critérios

Para doar sangue, é necessário atender a algumas condições básicas. É  preciso ter mais de 16 anos de idade e menos de 70. Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5. No momento da doação, é fundamental apresentar documento de identificação oficial com foto. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento.

Recomenda-se que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica 12 horas antes. Além disso, não deve fumar nas duas horas que antecedem a doação. Deve estar bem alimentado, ter ingerido bastante água e evitar alimentos gordurosos, com uma antecedência de três horas. Há alguns medicamentos que podem impedir a doação. Por isso, devem ser informados para avaliação.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever