23.5 C
Brasília
25 abr 2024 01:47


Opas/OMS faz doação de tablets, tendas e adesivos para ajudar campanha de vacinação contra Covid-19

Itens irão otimizar tempo gasto pela Saúde com preenchimento e inserção de dados no sistema

Por Jurana Lopes

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (14), a doação de 20 tablets, 90 tendas e 1,2 milhão de adesivos para cartões de vacina da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS). O objetivo da doação é dar suporte à campanha de vacinação contra Covid-19.

“Estou muito feliz com mais essa doação da Opas/OMS à Secretaria de Saúde. Com certeza, essas tendas contribuirão bastante nas vacinações. Já os tablets vão viabilizar a implementação de dados imediatamente no sistema nacional de vacinação, o que é extremamente importante. Essa é uma ajuda valiosa”, agradece o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

De acordo com o gestor, a Opas/OMS é uma grande parceira e tem colaborado muito no enfrentamento da pandemia no Brasil e no Distrito Federal. Antes dessa doação, a organização já havia doado 22,4 mil testes rápidos antígenos para detecção da Covid-19.

“É um prazer e uma honra poder ajudar a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Quero parabenizar toda a gestão e todos os profissionais de saúde pelo trabalho realizado diariamente. A vacinação é a intervenção mais eficaz para combater a pandemia”, afirma Socorro Gross, representante da Opas/OMS no Brasil.

Segundo ela, unir forças para mudar o rumo da pandemia é a única forma de ter bons resultados e apoiar a vacinação é essencial. Socorro destacou que além da pandemia, a Opas/OMS e a Secretaria de Saúde continuam trabalhando juntas em prol da saúde pública.

Itens doados

Os adesivos da vacinação vão agilizar na hora de preencher os dados referentes ao tipo de dose (D1 ou D2), lote, laboratório, data de aplicação da vacina e assinatura. O objetivo é dar maior segurança na cobertura assistencial da vacina. A Opas/OMS criou o layout dos adesivos, fez a impressão e doação. Os 20 tablets são para acompanhamento digital no local, com o objetivo de dar maior celeridade e segurança das informações cadastradas nos bancos de dados da saúde.

A gerente da UBS 1 da Asa Sul, Luisa Portugal, acredita que os adesivos, os tablets e as tendas irão facilitar demais o trabalho.

“A tenda vai dar melhor estrutura para os profissionais e usuários. A inserção de dados pelo tablet vai evitar retrabalho, tendo em vista que antes a gente anotava nas fichas e depois colocava no sistema no fim do dia; e os adesivos vão economizar tempo”, explica.

Foram doadas também 90 tendas (10×10) que servirão como reforço na implementação de novos pontos de vacinação nas unidades básicas de saúde e drive-thrus, com o objetivo de ampliar o atendimento dando maior qualidade e conforto à população, tendo em vista que atualmente estão em curso as campanhas de vacinação contra a Covid-19 (D1 e D2) e Influenza.

“Após a pandemia, essas tendas serão um recurso a mais que teremos para utilizar, principalmente nas atividades coletivas”, destaca Fernando Erick Damasceno, coordenador de Atenção Primária em Saúde.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever