28.5 C
Brasília
19 abr 2024 17:56


Santa Maria recebe ação de combate à dengue

Ação integrada com órgãos do GDF como o Corpo de Bombeiros inspecionou 679 imóveis

Santa Maria recebeu uma grande ação conjunta entre Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros, contra o mosquito Aedes aegypt. As equipes percorreram as quadras 201 e 403 intensificando o combate ao mosquito e educando à população quanto aos cuidados que devem ser tomados em casa.

Foram 679 imóveis visitados, 1.540 depósitos inspecionados e, desses, houve a necessidade de tratamento de 12 depósitos por serem possíveis criadouros do aedes.

A ação contou com 32 agentes da Vigilância Ambiental e 15 militares do Corpo de Bombeiros. Quem coordenou a atividade foi o Geiplandengue Sul, grupo de articulação da Região entre atenção primária, vigilância ambiental, administração Regional, órgãos do GDF e parceiros do setor privado. Santa Maria tem apresentado aumento na incidência de casos, que é a média de confirmações de dengue por 100 mil habitantes.

Maria Aparecida Ribeiro, coordenadora do Geiplandengue Sul, ressalta a importância do engajamento de diversos setores da Secretaria de Saúde e de outros órgãos do GDF no combate direto ao Aedes. “Esse ano estamos trabalhando com o slogan ‘Eu cuido de você. E você? Cuida da sua casa? ’, pois o nosso objetivo é conscientizar os moradores da importância de colaborarem no combate ao Aedes, em dedicar alguns minutos da semana para prestarem atenção em recipientes que possam ser possíveis criadouros do mosquito e fazer o descarte correto desses inservíveis. Somente juntos conseguiremos fazer um combate eficiente”, destaca a gestora.

Quem também exaltou o combate foi a diretora da Atenção Primária da Região Sul, Regiane Martins. “Mesmo diante de uma pandemia, os integrantes do Geiplandengue Sul não deixaram de olhar para a dengue como prioridade. É necessário unir forças para alcançar o melhor resultado, que é a diminuição dos casos na nossa Região de Saúde. Através desse grupo conseguimos fazer essa integração entre a Atenção Primária e a Vigilância Ambiental da Região”, disse Regiane.

Estiveram presentes ainda na abertura da atividade de inspeção a administradora de Santa Maria, Marileide Romão; o Subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Flávio Araújo; o Tenente do Corpo de Bombeiros, Nivaldo Ribeiro e a chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Endemias, Elaine Morelo.

“É importante trazer para a sala de aula a discussão sobre a prevenção à dengue. Os estudantes podem ser fortes aliados no combate e levar o conhecimento adquirido na sala de aula para dentro de casa”, explica Maria Aparecida.

Segundo a coordenadora, “o objetivo é ter a Secretaria de Educação cada vez mais próxima nas atividades de combate à dengue e promover novos debates com os professores também de Santa Maria”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever